Concurso DPE ES: órgão confirma estudo para viabilizar novo edital
A Defensoria Pública do Espírito Santo confirmou estudo para realizar novo concurso. Defensor-geral diz que cargos providos são insuficiente
Autor:
Publicado em:02/06/2021 às 09:14
Atualizado em:02/06/2021 às 09:14
A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo estuda a viabilidade de realizar um novo concurso DPE ES. A informação foi confirmada pelo próprio órgão na última terça-feira, 1º.
Segundo o órgão, o debate do tema foi iniciado no Conselho Superior. Além disso, a defensoria destacou que o novo concurso visa dar cumprimento a Emenda Constitucional 80, objetivando prestar atendimento em todas as comarcas do Estado.
O defensor público-geral do Espírito Santo, Dr. Gilmar Alves Batista, destacou que o quantitativo de cargos providos atualmente é insuficiente para prestar atendimento em todas as unidades jurisdicionais.
“Nosso maior desafio, certamente, é cumprir a Emenda Constitucional 80, objetivando atender em todas as comarcas”.
Cabe destacar que o edital ainda não tem data prevista para ser divulgado e ainda precisa cumprir todos os trâmites até a publicação do documento confirmando datas e regas.
Concurso da DPE ES tem estudo iniciado para novo edital
(Foto: Divulgação)
Concurso DPE ES de defensor tem Orçamento aprovado
Outra boa notícia que poderá reforçar e ajudar no debate em prol da realização do concurso é o orçamento, já aprovado. A informação foi confirmada em janeiro deste ano.
No Diário Oficial do Estado foi publicada uma portaria que:
"Aprova os Quadros de Detalhamento de Despesa da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo."
O documento está assinado pelo defensor público-geral do estado, Gilmar Alves Batista. O documento entrou em vigor no ato da publicação e detalha as despesas prevista para o ano em vigor.
E entre as referências está a realização de concurso público. Mas, vale destacar que esse detalhamento não assegura a seleção, já que é apenas uma previsão orçamentária.
Como foi o último concurso DPE ES?
Espera-se que o próximo concurso para o cargo de defensor possa vir com a mesma estrutura dos dois anteriores, publicados em 2012 e 2016, respectivamente.
Em 2012 o edital foi publicado com oferta de 50 vagas, enquanto o de 2016 teve cinco e formação de cadastro. Para o próximo, o quantitativo ainda não foi definido.
Para concorrer, é necessário ter nível superior em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de dois anos de experiência comprovada na área jurídica.
A contratação dos servidores ocorre pelo regime estatutário, que garante estabilidade empregatícia.
O concurso costuma ficar válido por dois anos, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, permitindo que mais aprovados tenham a chance de serem convocados.
Etapas do concurso DPE ES
O concurso da defensoria capixaba costuma ser composto por provas objetiva, escrita, oral e de títulos. O caráter pode ser classificatório e eliminatório, de acordo com a fase.
Geralmente, costumam ser cobradas cerca de 150 questões na prova objetiva para disciplinas como:
Direito Civil e Empresarial
Direito Processual Civil e Métodos consensuais de soluções de conflitos
Direito Penal e Criminologia
Direito Processual Penal e Execução Penal
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito da Criança e do Adolescente
Direito dos Idosos, das pessoas com deficiência e das mulheres
Direito do Consumidor
Direitos Humanos
Direito Previdenciário e Tributário
Direito Difusos e Coletivos
Princípios Institucionais e Legislação da Defensoria Pública
A segunda etapa é composta de prova escrita específica, que tem peça processual e questões discursivas.