Concurso DPE MG para servidores tem dispensa publicada

A dispensa de licitação foi publicada e a banca do concurso DPE MG para servidores está perto de ser anunciada. Saiba mais detalhes!

Concursos Previstos
Autor:
Publicado em:13/04/2023 às 09:42
Atualizado em:13/04/2023 às 09:42

Foi publicada no Diário Oficial a dispensa de licitação do concurso DPE MG para servidores, cujas oportunidades serão para cargos de técnico e analista. O nome da banca deve ser revelado nos próximos dias.

O documento só ratifica a dispensa e não informa o nome da organizadora.

A seleção tem comissão formada desde janeiro deste ano, que já trabalha nos preparativos rumo ao lançamento do edital - que ainda não tem data para acontecer, mas deve ser publicado ao longo deste ano.


As carreiras de técnico e analista exigem os níveis médio e superior, respectivamente. 

Este será o 9º concurso da defensoria mineira para a carreira de defensor e o 1º para provimento de cargos do quadro administrativo, sendo técnicos e analistas.

Veja como é composta a comissão organizadora:


A comissão está responsável por promover e acompanhar a realização dos procedimentos administrativos internos visado à contratação da banca organizadora que ficará responsável pela realização dos concursos.

Vale lembrar que também está prevista a realização de concurso DPE MG para defensor. Os regulamentos de ambos já foram divulgados.

Como será o concurso DPE MG servidores?

De acordo com o concurso DPE MG 2022 para servidores, os cargos a serem contemplados são:


O regulamento não antecipa quantas vagas serão oferecidas e menciona que o quantitativo será informado com a publicação do edital de abertura. O documento ainda não tem data para ser divulgado.

Os concorrentes serão avaliados pelas seguintes etapas: 

Os candidatos serão avaliados a partir da realização de quatro etapas de seleção. São elas:


Provas objetivas

Na prova objetiva, as questões serão divididas em módulo de Conhecimentos Básicos e módulo de Conhecimentos Específicos, sendo:


Prova discursiva

Já a prova discursiva, que será realizada junto com a objetiva, vai variar de acordo com a especialidade e será aplicada somente para o cargo de Analista.

Os candidatos realizarão uma redação ou questões, no gênero dissertativo-argumentativo.

Como será o concurso DPE MG defensor?

O documento também antecipa informações importantes para o cargo de defensor público. No entanto, ainda não se sabe quantas vagas serão ofertadas e isso deve ser revelado somente com o lançamento do edital de abertura.

As etapas de seleção serão as seguintes:


Primeira etapa do concurso, a prova objetiva terá 100 questões e composta pelas seguintes disciplinas:


Na segunda etapa, que consistirá em duas provas discursivas, as disciplinas serão divididas em dois grupos da seguinte forma: