A Escola de Sargento das Armas adiou novamente as provas do concurso ESA. Exames previstos agora para 4 de outubro. Entenda!
Autor:
Publicado em:20/07/2020 às 07:25
Atualizado em:20/07/2020 às 07:25
A Escola de Sargento das Armas do Exército (ESA) adiou novamente as provas do concurso ESA. A informação é de fonte ouvida por FOLHA DIRIGIDA nesta segunda-feira, 20. O comunicado oficial, inclusive, já está disponível no site oficial da institutição.
O Exército anuncia que os exames estão previstos agora para 4 de outubro. O motivo é a pandemia do Coronavírus.
O motivo do novo adiamento é novamente a situação do país, que ainda não se estabilizou totalmente para aplicação de uma prova em nível da ESA. Vale ressaltar que a seleção é nacional e atrai muitos candidatos. No último ano, por exemplo, foram mais de 118 mil candidaturas confirmadas.
No decorrer da sexta-feira, 17, e durante o final de semana, muitos perfis nas redes sociais voltados para preparação militar e cursos especializados na área já confirmavam o adiamento. O comunicado oficial sairá nas próximas horas.
Primeira etapa do concurso ESA é dividida em seis partes
Os concorrentes do concurso ESA serão avaliados por meio de diversas etapas, mas, a primeira delas é composta por provas escritas, sendo objetiva e discursiva. Ambos os exames têm caráter eliminatório e classificatório.
Essa prova, no entanto, pode ser dividida em até seis partes, de acordo com a função escolhida para concorre, de acordo com a distribuição a seguir:
1ª parte - Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
2ª parte - Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
3ª parte - Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
4ª parte - Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
5ª parte - Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
6ª parte - Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Para ser aprovado no exame o candidato deve obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos.
Já a prova de Redação, os candidatos precisam alcançar uma nota igual ou superior a cinco para ser considerado aprovado. Os habilitados serão convocados para as próximas etapas, que serão:
avaliação de títulos;
exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
investigação social;
exame de aptidão física preliminar;
revisão médica;
exame de aptidão física definitivo;
comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
Concurso ESA tem oferta para ambos os sexos
O edital do concurso ESA foi publicado em fevereiro deste ano e conta com 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos. Além disso, as oportunidades são para diversas especialidades.
É preciso ter o nível médio completo, com idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. Além disso, é preciso altura mínima de 1,60 m para homens.
No entanto, esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento. Para as mulheres o Exército exige altura mínima de 1,55 m.
Candidatos à área de Saúde devem ter também concluído o curso de técnico em enfermagem até a data de sua apresentação na organização militar. Já para a área de Música, é necessário comprovar a habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas.
A carreira de sargento da ESA tem soldo inicial de R$3.825, podendo aumentar com os adicionais militar e de habilitação. Assim, a remuneração pode chegar a R$5.049. Confira a distribuição das 1.100 vagas:
900 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação);
100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação);
50 para os candidatos da área de Saúde;
45 para área música, divididas entre os seguintes instrumentos: ~ Clarineta em MIB/Clarineta em SIB - 11 vagas; ~ Flauta em Dó/Flautim em Dó - duas vagas; ~ Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB - seis vagas; ~ Saxofone em MIB/Saxofone em SIB - quatro vagas; ~ Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda - duas vagas; ~ Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) - sete vagas; ~ Trompa em Fá - uma vaga; ~ Trompete em MIB/SIB - Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB - dez vagas; e ~ Tuba em MIB/Tuba em SIB - duas vagas.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!