Concurso EsSEx 2020: 'edital em fase de aprovação', diz Exército

A Escola de Saúde do Exército prepara um novo edital de concurso - que deverá ter vagas em diversas especialidades.

Autor:
Publicado em:11/06/2020 às 07:42
Atualizado em:11/06/2020 às 07:42

O Exército confirmou o concurso EsSEx 2020. O edital com todas as regras ainda não tem data para ser divulgado. Mas, a instituição confirma que o documento está em processo de aprovação para publicação.

Dessa forma, o edital de abertura da Escola de Saúde do Exército deverá sair nos próximos dias - podendo ficar para julho de acordo com a agilidade dos preparativos. A informação foi confirmada pelo Exército, à FOLHA DIRIGIDA.

Cabe ressaltar que a realização desse concurso é anual e que o edital costuma sempre sair entre junho e julho. O objetivo é preencher vagas nos cursos de formação de oficiais do serviço de saúde do Exército.

Embora tenha confirmado o concurso e que o edital está em fase de publicação, o Exército não informou detalhes referentes ao cronograma. Dessa forma, não se sabe se quando as provas serão aplicadas.

Geralmente, o Exército escolhe aplicar as provas do concurso EsSEx em setembro. Mas, com a pandemia do novo Coronavírus os cronogramas de outras seleções estão atrasados e os exames da área da saúde poderá ser adiado para outra época.

(Foto: Divulgação)
Escola de Saúde do Exército terá edital em breve, confirma instituição
(Foto: Divulgação)


Concurso EsSEx 2020 deve manter estrutura anterior

Os concursos militares geralmente são realizados todo ano e costumam manter a mesma estrutura, com relação a etapas de seleção. O que muda são as vagas ofertadas - de acordo com a necessidade e demanda da instituição e o cronograma dos eventos.

Para concorrer ao concurso da EsSEx é necessário nível superior, idade até 36 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Além disso, é preciso, no mínimo, 1,60m de altura para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para o feminino. O concurso é de âmbito nacional.

Em 2018, a Escola de Saúde do Exército divulgou edital com uma oferta de 143 vagas em diversos cargos. Naquele ano, foram 122 para ampla concorrência e 21 para cotistas. Foram ofertadas várias especialidades, como anestesiologia, cirurgias (diversas), ginecologia e obstetrícia, medicina intensiva, oncologia, oftalmologia e outros.

Já em 2019, o edital do concurso EsSEx foi divulgado para quatro vagas de ampla concorrência nas áreas de Enfermagem e Veterinária. O curso de formação dos oficiais acontece no Rio de Janeiro.

Provas escritas serão primeira etapa de seleção

As etapas de seleção deverão ser mantidas, como nos anos anteriores. A primeira será a prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório.

O exame objetivo é aplicado com 50 questões, das quais 20 serão de Conhecimentos Gerais e 30 Conhecimentos Específicos. O exame acontece em um único dia, com quatro horas de duração.

A segunda fase será composta pela etapa de inspeção de saúde, com caráter eliminatório. Os selecionados serão convocados para as próximas fases, que serão: teste de aptidão física, avaliação psicológica, revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula.

Comece já a sua caminhada de preparação para concursos militares

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Exército manterá locais de provas e estuda esquema pós-Coronavírus

O edital da EsSEx será um dos vários concursos do Exército em 2020. A instituição já publicou outros editais, que ainda seguem indefinidos quanto a aplicação das provas.

No entanto, recentemente, o Exército confirmou à FOLHA DIRIGIDA que as provas estão confirmadas e que os locais estão mantidos. A instituição não deve mudar os polos de aplicação que geralmente escolhe, apenas readequá-los.

Além disso, confirmou que haverá um esquema de higienização para seguir as normas e recomendações do Ministério da Saúde em virtude da pandemia do novo Coronavírus. 

Dos editais, os dois mais importantes são o concurso ESA e o concurso EsPCEx - este último teve as inscrições encerradas em 3 de junho. A Escola de Sargento das Armas tem oferta de 1.100 vagas, enquanto que a Escola Preparatória de Cadetes do Exército oferece 430 chances, ambas para os dois sexos.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas