Em portaria assinada pelo presidente Rodrigo Agostinho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis publicou o ato que nomeia os excedentes do concurso Ibama.
Ao todo, o documento oficializa a posse de 135 novos servidores, por meio de provimento adicional, sendo:
- 44 novos aprovados para analista administrativo; e
- 91 novos aprovados para analista ambiental.
Essas nomeações foram possíveis após o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) autorizar novas chamadas para o Ibama e o ICMBio, no início de novembro.
Nos dois órgãos, o quantitativo corresponde ao provimento de 25% das vagas originalmente ofertadas no concurso.
Em outubro, inclusive, o Qconcursos Folha Dirigida havia antecipado o interesse do Ibama em convocar mais aprovados. O pedido foi enviado ao Ministério do Meio Ambiente — pasta à qual o instituto é vinculado — para posterior encaminhamento ao MGI.
Com a portaria de nomeações publicada, o próximo passo será a posse dos aprovados, que deverá ocorrer em até 30 dias contados da data de publicação no Diário Oficial da União, ou seja, até 8 de janeiro de 2026.
► Veja aqui a portaria completa com todos os nomes!

Portaria com excedentes do concurso Ibama é publicada oficialmente
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)
MGI prevê novos avais para Concursos Federais
Nas últimas semanas, o MGI autorizou diversas chamadas de excedentes em concursos federais, por meio de duas portarias.
A primeira portaria tratou de provimentos superiores a 25% do quantitativo original das vagas, com 1.984 nomeações em diversos órgãos, enquanto a segunda autorizou 875 nomeações dentro do limite de 25% previsto em lei.
Embora já tenha autorizado o provimento em dezenas de órgãos, Qconcursos Folha Dirigida apurou que o Governo Federal trabalha com a previsão de novas chamadas, podendo acontecer em 2025 e/ou 2026.
Segundo fontes ligadas ao Governo Federal, os esforços são para conseguir um primeiro aval ainda neste ano. Ele será, prioritariamente, para cargos que não ainda não tiveram chamada de excedentes.
O IBGE, por exemplo, ainda não obteve aval para chamada adicional no cargo de técnico em informações geográficas e estatística, de nível médio, apenas para os demais cargos.
Já a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os excedentes já autorizados são para especialista em indigenismo, restando outros cargos ainda para provimentos adicionais.
Para 2026, o governo também incluiu no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) a previsão de provimentos adicionais em concursos.
>>> Baixe o “Calendário do Concurseiro – edição de dezembro” e mantenha todos os prazos sob controle <<<

















