Na última semana, o Governo Federal publicou duas portarias que autorizam a chamada de excedentes. O concurso IBGE para efetivos, realizado via CNU 2024, foi contemplado com um aval para 156 nomeações.
A primeira medida, publicada em 2 de outubro, tratou de provimentos superiores a 25% do quantitativo original das vagas, autorizando 88 nomeações em dois cargos:
- Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas: 3 aprovados
- Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas: 85 aprovados
A segunda portaria autorizou 68 novas nomeações para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, reforçando as equipes técnicas do IBGE em áreas estratégicas.
Vale lembrar que o IBGE chegou a encaminhar ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em abril, um ofício que solicitava o provimento adicional de até 25% das vagas autorizadas no concurso para efetivos realizado via CNU 2024.
O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, comentou a autorização:
"O IBGE foi autorizado a recepcionar mais de 25% das vagas que já existiam do Concurso Nacional Unificado, realizado em 2024, e agora passamos a receber os novos colegas. Estamos mais entusiasmados porque essa informação representa um adicional importantíssimo aos colegas que estão chegando para trabalhar junto com os que já colaboram com a responsabilidade que o IBGE tem como instituição oficial de estatística e geografia. Queremos dar as boas-vindas e parabenizar o esforço que cada um fez para chegar a este momento", disse.
As nomeações seguirão o cronograma divulgado pelo IBGE, com início dos procedimentos a partir de 10 de outubro. A chegada dos novos servidores está prevista para acontecer entre o final de 2025 e o início de 2026.

Presidente revela prazo para nomeação dos excedentes do concurso IBGE para efetivos
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Concurso IBGE: primeiras convocações já foram realizadas
Os aprovados dentro do quadro de vagas imediatas do concurso IBGE já começaram a ser chamados. A primeira lista de nomeações, publicada em maio no Diário Oficial da União, contemplou todos os quatro cargos ofertados no CNU 2024.
A definição das lotações ocorreu entre os dias 12 e 23 de maio, por meio do Sistema de Alocação do governo, e os servidores convocados iniciaram suas atividades em julho de 2025, conforme previsto.
O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, comemorou a chegada dos novos servidores e destacou a importância do reforço para o quadro técnico da instituição:
“Com o acréscimo de quase 1/3 no corpo de servidores permanentes, o IBGE reforça sua capacidade de cumprir sua missão institucional”, afirmou.
O concurso IBGE ofertou 895 vagas imediatas por meio do Concurso Nacional Unificado de 2024. As chances foram para cargos de níveis médio e superior.
Com salários iniciais de R$4.008,24 a R$10.223,67, o IBGE registrou mais de 996 mil inscrições apenas para o cargo de técnico, de nível médio.
Enquanto convoca aprovados do CNU 2024, o IBGE já planeja um novo concurso para temporários, com 9.850 vagas autorizadas pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A banca organizadora já foi definida: será a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O concurso ofertará os seguintes cargos, ambos com exigência de ensino médio completo:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento – 8.480 vagas
- Supervisor de Coleta e Qualidade – 1.100 vagas
Aas oportunidades serão distribuídas em 530 municípios de todo o país, garantindo ampla cobertura do trabalho de campo.
Embora o edital tenha prazo máximo de publicação de seis meses, o IBGE informou que pretende lançá-lo o quanto antes, agilizando o preenchimento das vagas.
Leia também:
+ Concurso IBGE: confira o tempo de contrato para as 9.850 vagas
