Concurso INSS: presidência solicita chamada de 78 excedentes

Foi solicitada uma autorização para a chamada de excedentes no último concurso INSS para técnico do seguro social, de nível médio. Confira!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:08/02/2024 às 16:53
Atualizado em:08/02/2024 às 17:08

Um pedido de autorização para a chamada de excedentes do concurso INSS foi enviado pela presidência da autarquia. A solicitação é para o provimento adicional de 78 cargos de técnico do seguro social, de nível médio.


O documento foi encaminhado ao ministro Carlos Lupi, por meio de nota técnica.


Do total das vagas, o INSS solicita o provimento de 59 aprovados na cota como pessoa com deficiência (PcD) e 19 que concorreram como pessoas negras, em virtude de Acordo Judicial celebrado com o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF/RJ).


Em janeiro, o órgão deu início à segunda turma do curso de formação do último concurso, originada pela chamada de excedentes autorizada pelo Ministério da Gestão e Inovação, no segundo semestre de 2023.


Carlos Lupi, inclusive, participou da cerimônia de abertura da segunda turma do curso de formação e disse que "a fila do INSS nunca vai acabar", mas é possível diminuir ainda mais este "gap".

INSS chamou 298 excedentes

Até o momento, já foram chamados 250 candidatos excedentes do concurso INSS, conforme autorização do Ministério da Gestão e Inovação, além de outros 48 remanescentes - totalizando 298.


Esses 48 aprovados ocuparão as vagas remanescentes da primeira turma, realizada com base nas mil vagas imediatas do edital.


Dessa forma, se todos os 298 convocados para o curso forem aprovados, o órgão terá nomeado 1.250 candidatos para ocupar o posto de técnico do seguro social.

Ministro Lupi quer chamar todos os aprovados

Segundo o INSS, é necessário reforço no quadro de pessoal, seja com a chamada de aprovados ou novos concursos.


Recentemente, o ministro Carlos Lupi reafirmou o desejo de convocar todos os aprovados no último concurso INSS. Para isso, trabalha com negociações junto ao governo para promover essas chamadas.


No final do ano passado, Lupi destacou que a entrada de mais servidores é fundamental para a humanização dos serviços oferecidos à população.

“Não existe humanização sem servidores realizando atendimento presencial nas agências. Nenhuma tecnologia pode substituir o ser humano”, reforçou o ministro, conforme destacado pelo portal do Ministério da Previdência Social.

De acordo com o INSS, ao todo, 3.144 pessoas foram aprovadas no último concurso. Portanto, tirando os aprovados das duas primeiras turmas, cerca de 1.800 candidatos ainda podem ser convocados.


Este novo teve início no início de janeiro, com formação realizada em Brasília, no último dia 2 de fevereiro.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

INSS tenta chamada de excedentes e pede aval para convocar novos aprovados do último

(Foto: Pedro França/Agência Senado)


Concurso INSS para peritos é solicitado com 1.574 vagas

Um novo concurso INSS com vagas para peritos médicos tem ganhado força e pode ofertar 1.574 vagas.


Uma solicitação para o provimento de 1.574 vagas para a carreira de Perícia Médica foi encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).


A informação consta em publicação divulgada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8.


Segundo a portaria conjunta, publicada entre o Instituto Nacional do Seguro Social e o Ministério da Previdência Social (MPS), o pedido de edital solicita 1.574 oportunidades para o quadro da Perícia Médica.


Recentemente, a ministra Esther Dweck já confirmou a realização do concurso INSS durante a gestão do atual governo.


Segundo Lupi, a estimativa é que o edital saia até junho deste ano (2024), com oferta entre 650 e 660 vagas para o cargo de perito médico.


Atualmente, a carreira de peritos registra alto déficit no quadro funcional. De acordo com informações repassadas na Comissão do Senado, o quadro de chegou a contar com 4.500 peritos, mas, no momento, opera com 2.900 servidores.


Requisitos e salários

A carreira de perito médico federal é vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal e tem como requisito o nível superior em Medicina mais o registro regular no Conselho Regional de Medicina.


O vencimento inicial atual da carreira é de R$16.533,99, considerando o salário inicial da jornada de 40 horas, com o reajuste do governo mais o auxílio alimentação de R$658 e a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, no valor de 100 pontos.


Fique por dentro dos concursos!