Concurso INSS: Lupi prevê 500 excedentes no segundo semestre

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, confirmou que trabalha para conseguir a chamada de 500 excedentes do último concurso INSS; veja prazo!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:25/03/2024 às 07:32
Atualizado em:25/03/2024 às 08:31

Há exatamente duas semanas, o Instituto Nacional do Seguro Social encaminhou um ofício ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, para a chamada de 500 excedentes do último concurso INSS para técnicos.


A solicitação foi encaminhada pelo presidente do INSS, Alessandro Antonio Stefanutto, no último dia 11. O chefe da pasta confirmou a demanda e deu um prazo para essas convocações.


Em entrevista ao Estadão, Lupi confirmou o quantitativo de excedentes e disse que tem a expectativa de receber os novos servidores no segundo semestre deste ano.

Agora, eu tenho um compromisso de o Ministério da Gestão, no segundo semestre, me mandar mais 500 funcionários concursados. Porque a minha combinação com o Haddad é o seguinte: o que eu economizar, ele me dá uma parte em investimentos para a Previdência Social", disse Lupi.

Para que isso aconteça, no entanto, primeiro o INSS precisa de um decreto presidencial e, posteriormente, um aval do MGI.


Isso porque já chamou o que era permitido em lei, ou seja, 25% além do quantitativo de vagas iniciais. O aval para a chamada de 250 excedentes foi concedida em setembro do ano passado. Em seguida, o órgão realizou o curso de formação.


Ainda não está participando da Maratona CNU? Saiba como ter acesso a aulas, materiais e diversos conteúdos exclusivos, totalmente de graça! Quero me inscrever na Maratona CNU agora!

INSS quer chamar todos os aprovados até maio de 2025

Além da chamada dos 500 excedentes, o INSS também trabalha para conseguir autorização do governo e conseguir chamar todos os aprovados até maio de 2025.


O prazo é equivalente ao período de validade do concurso, que já foi prorrogado e não pode mais ser estendido.


Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso à nota técnica assinada pelo diretor de Gestão de Pessoas, Roberto Carneiro.


É importante destacar que a lista de aprovados do concurso INSS conta com mais de 1.800 excedentes. Portanto, além dos 500 que o INSS luta para convocar ainda este ano, restariam mais de 1.300 a serem chamados.

"(...) quero aproveitar esse concurso e aproveitar todos os candidatos que ficaram remanescentes, que têm condições jurídicas de vierem a ser do nosso quadro. Eu vou lutar até o fim para que sejam aproveitados. E tenham bastante otimismo porque o aceno do governo é positivo", disse o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Alessandro Stefanutto.

Em entrevista ao canal da Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps), Stefanutto reforçou o desejo por mais aprovados.


>>> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

INSS confirma desejo por mais excedentes do último concurso e trabalha para chamar ainda este ano

 (Foto: Victor Soares)


INSS tem concurso previsto na Perícia Médica

A chamada de excedentes é vista como prioridade, mas o ministro da Previdência, Carlos Lupi, também já confirmou que será realizado um novo concurso para a Perícia Médica.


Segundo o chefe da pasta, a previsão é que o edital seja publicado até junho deste ano (2024).


A seleção no entanto, ainda não recebeu autorização. Lupi revelou que a previsão é conseguir preencher entre 650 e 660 vagas, com chances para o cargo de perito médico.


Para o ministro, há uma estimativa que a seleção seja destinada ao provimento de vagas para cidades distantes das capitais. O objetivo, com isso, é suprir o déficit encontrado pelo país.


Os aprovados devem permanecer por, no mínimo, dez anos na localidade escolhida.

"Quem fizer o concurso da Previdência vai ter que ficar pelo menos dez anos no seu órgão. Ser médico é um sacerdócio. No processo da qualificação vai constar a necessidade do período que esse médico perito terá de ficar", comentou ao portal.

Segundo o chefe da pasta, o pedido para este novo concurso INSS está nas mãos da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Requisitos e salários

A carreira de perito médico federal é vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal e tem como requisito o nível superior em Medicina mais o registro regular no Conselho Regional de Medicina.


O vencimento inicial atual da carreira é de R$16.533,99, considerando o salário inicial da jornada de 40 horas, com o reajuste do governo mais o auxílio alimentação de R$658 e a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, no valor de 100 pontos.


Cabe destacar que além das vagas para peritos, o Conselho Nacional da Previdência Social também defendeu a realização de novos concursos para analistas e técnicos.


Fique por dentro dos concursos!