Categoria propõe nível superior no concurso INSS para técnicos
Em reunião com o MGI, categoria traz a discussão de possível mudança no requisito de escolaridade do concurso INSS para técnico. Veja!
Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:15/03/2024 às 10:27
Atualizado em:15/03/2024 às 10:35
A proposta de mudança no requisito de escolaridade no cargo de técnico do seguro social para os próximos concursos INSS chegou ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
No dia 7 de março, as entidades sindicais Fenasps e Cntss Cut, que representam os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estiveram presentes na primeira reunião da Mesa Específica e Temporária da carreira do Seguro Social, realizada no MGI.
Na ocasião, a categoria apresentou pontos essenciais da pauta de reivindicações dos servidores do INSS. Entre eles:
reconhecimento como carreira de Estado;
alteração de nível de ingresso para o cargo de técnico do seguro social para nível superior; e
incorporação da gratificação ao vencimento básico e adicional de qualificação.
Foi citada ainda a Nota Técnica nº 13, elaborada pela Diretoria de Gestão de Pessoas/Coordenação-Geral de Educação, Desenvolvimento e Carreiras do INSS e publicada no SEI, sem que houvesse participação dos servidores ou representantes das entidades.
De acordo com a categoria, ainda que não seja reconhecida pela atual direção do INSS, a Nota Técnica apresenta um novo desenho na estrutura da carreira, envolvendo inclusive novas denominações para os cargos e uma nova tabela salarial.
Diante das considerações das entidades, o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Feijóo, destacou que toda a pauta será objeto de análise e, em seguida, será convocada uma nova reunião da Mesa Específica do Seguro Social.
O ofício, ao qual Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso, foi enviado ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
A lista de aprovados do concurso INSS ainda conta com mais de 1.800 excedentes. Porém, para viabilizar a nomeação, o INSS reduziu a solicitação para a chamada de 500 aprovados no cargo de técnico do seguro social.
Conforme apuração da Folha Dirigida por Qconcursos, os esforços são para viabilizar ao menos parte dos 1.846 excedentes do concurso diante do orçamento aprovado para o ano. A readequação no pedido para as convocações está de acordo com isso.
Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, nem todas as vagas solicitadas devem ser autorizadas.
A previsão dele é de que o edital seja publicado até junho deste ano (2024), com oferta entre 650 e 660 oportunidades para o cargo de perito médico.
A carreira de perito médico federal é vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal e tem como requisito onível superior em Medicina mais o registro regular no Conselho Regional de Medicina.
O vencimento inicial atual da carreira é de R$16.533,99, considerando o salário inicial da jornada de 40 horas, com o reajuste do governo mais o auxílio alimentação de R$658 e a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, no valor de 100 pontos.