Concurso Ipasg São Gonçalo: TAC prevê edital em até dois meses

Ipasg São Gonçalo, no Rio de Janeiro, assina acordo com MPRJ que prevê edital de concurso em até 60 dias.

Autor:
Publicado em:26/12/2019 às 11:34
Atualizado em:26/12/2019 às 11:34

O concurso Ipasg São Gonçalo-RJ poderá ter edital em dois meses. O prazo foi estipulado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de São Gonçalo, no último dia 18 de dezembro. 

Mais precisamente, o acordo prevê a publicação do edital em 60 dias. Ou seja, até o dia 16 de fevereiro de 2020. Dentro dos próximos 30 dias o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais deve elaborar o termo de referência e escolher a banca. 

De acordo com o MPRJ, o objetivo é a adequação do quadro de servidores da autarquia, além da manutenção do número de cargos comissionados em até 50% dos efetivos. Até o fechamento desta matéria o número de vagas previsto não foi confirmado. 

Confira o TAC na íntegra

Concurso Ipasg São Gonçalo está no orçamento municipal

O concurso Ipasg São Gonçalo já havia sido anunciado em outubro, durante audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual do município para 2020. Na ocasião, a presidente, Marcelle Cipriani, confirmou a previsão de edital

De acordo com ela, a principal motivação para o início dos trâmites preparativos é o déficit atual de servidores. 

"Temos poucos servidores para o trabalho e vamos realizar um concurso público para o próximo ano."

Com o acordo firmado com o Ministério Público, a expectativa é ainda maior pela seleção. Se os prazos estipulados no TAC forem respeitados, as provas poderão ser aplicadas ainda no primeiro semestre de 2020. 

Nas próximas semanas a entidade deverá instituir uma comissão organizadora que ficará responsável pelo acompanhamento do concurso, incluindo a elaboração do termo de referência. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Último concurso Ipasg foi há oito anos

Realizado em 2011, o último concurso do Ipasg São Gonçalo ofereceu 40 vagas distribuídas entre cargos de níveis fundamental, nível médio, médio/técnico e superior. As oportunidades contemplaram cargos como agente de apoio previdenciário, técnicos em contabilidade, advogado, contador, assistente social e outros.

Na época, os salários iniciais variavam entre o mínimo e R$1.714,01. A organizadora foi a Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF).

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas da seguinte forma:

- Nível fundamental (40 questões)
dez de Língua Portuguesa
cinco de Raciocínio Matemático
dez de Noções de Administração
dez de Conhecimentos Específicos
cinco de Legislação e História de São Gonçalo.

- Níveis médio, técnico e superior (50 questões)
dez questões de Português
cinco de Raciocínio Matemático
cinco de Noções de Administração
cinco de Legislação e História de São Gonçalo
25 de Conhecimentos Específicos

Os exames foram avaliados na escala de 0 a 100 pontos. Para ser aprovado foi necessário obter, no mínimo, 50% dos pontos totais da prova.

Concurso Ipasg está previsto para 2020 (Foto: Girley Oliveira/Ascom PMSG)
Concurso Ipasg São Gonçalo pode sair no início de 2020
(Foto: Girley Oliveira/Ascom PMSG)

São Gonçalo tem mais dois concursos previstos

Além do concurso para o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores, o município de São Gonçalo tem outros dois editais previstos. Em setembro, foi formada a nova comissão organizadora para uma seleção com vários cargos, sendo a maior parte da Educação

A carreira do magistério deverá contar com oferta atrativa. Também estão previstos cargos da área Administrativa, como o de agente de apoio técnico e funções de nível fundamental e de profissionais para atuarem nas bibliotecas municipais. 

Outro concurso previsto é o da Guarda Municipal de São Gonçalo, cujo edital pode ser divulgado em breve. Em novembro o secretário de Segurança, Felipe Brito, informou que a seleção já tem comissão formada e encontrava-se em fase de definição da banca.

A abertura era prevista para ocorrer até final do dezembro. Tendo em vista as festas de fim de ano e o fato de que o edital ainda não saiu, é provável que isso ocorra somente em janeiro. 

São previstas 150 vagas com formação de cadastro de reserva para a carreira de guarda municipal. Homens e mulheres poderão participar do concurso, mas ainda não há informação se as vagas serão separadas por sexo.