"A gente está em um processo muito avançado", disse Luciana.
Ela também confirma que haverá a aplicação da Lei de Cotas, assim como previsto: 20% para negros e 10% para deficientes.
A presidente enfatiza que as provas devem ocorrer no início de 2024, mas não antecipa em qual data.
As tratativas para o edital estão avançadas, inclusive a banca organizadora já foi definida e será a Fundação Cesgranrio.
Nesta semana, o contrato foi assinado e, portanto, não há mais entraves que impeçam a publicação do edital.
Presidente do Ipea quer editais regulares
Há mais de 15 anos sem realizar concurso, o Ipea sofre com a falta de pessoal. O órgão tem mais cargos vagos que ocupados e a presidente reforça que somente este concurso não será capaz de suprir toda a carência do órgão.
"Sem dúvida não é suficiente (...) Nós viemos de 15 anos sem concurso. O Ipea é uma instituição que saiu de 700 para 200 servidores com demandas crescentes e mudanças de governo".
De acordo com a presidente, as 80 vagas autorizadas suprirão apenas parte da necessidade, porém será um reforço importante.
Ela comenta, ainda, que na medida que for possível, espera que o Ipea possa realizar concursos regulares para que não fique tanto tempo sem a contratação de servidores efetivos.
A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!
Presidente do Ipea espera poder realizar mais concursos para suprir a necessidade
(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Vagas do concurso Ipea
A autorização do concurso Ipea foi publicada oficialmente pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em julho deste ano.
Ao todo, o instituto recebeu aval para realizar o preenchimento de 80 vagas, no cargo de técnico de planejamento e pesquisa, de nível superior.
A remuneração inicial da carreira é de R$21.582,79, incluindo o vencimento básico recém-reajustado e o auxílio-alimentação de R$658.
Vale lembrar que o Ipea decidiu não aderir ao Concurso Nacional Unificado e a decisão foi comunicada em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos. Em seguida, o órgão enviou ofício ao Governo Federal.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, portanto, seguirá com os trâmites para publicação do seu próprio edital, com 80 vagas.
Seguindo as regras da portaria de autorização do concurso, o edital precisa ser divulgado até o dia 22 de janeiro de 2024. No entanto, conforme previsto pela presidente, deve sair antes do prazo limite.
Já as provas deverão ocorrer em um prazo de dois meses após a divulgação do edital.
Último concurso Ipea foi realizado em 2008
O último concurso para o Ipea foi aberto em 2008. Isso indica que há 15 anos o órgão não recebia autorização para contratação de servidores efetivos.
A seleção de 2008 foi organizada pelo Cebraspe, com oferta de vagas imediatas e cadastro de reserva para cargos de analista de sistemas e de técnico de desenvolvimento e administração.
Os candidatos foram avaliados pelas seguintes etapas:
- provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova oral, de caráter classificatório; e
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!