Com 100 vagas, MJSP quer aderir ao Concurso Nacional Unificado

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que considera a proposta positiva e deve participar do Concurso Nacional Unificado. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:31/08/2023 às 14:46
Atualizado em:31/08/2023 às 15:28
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública considera positiva a realização de um concurso público nacional unificado e tem interesse em aderir. Neste momento, a pasta avalia os impactos orçamentários e eventuais questões administrativas antes de anunciar uma decisão conclusiva sobre o assunto".

Vale destacar que os órgãos, empresas, ministérios e autarquias têm até o dia 29 de setembro para confirmar participação no concurso unificado do governo.


Isso porque, de acordo com o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr, o edital já tem previsão. O MGI estuda divulgar o documento até 20 de dezembro.


O objetivo é avaliar o candidato em dois momentos, sendo eles:

  1. provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e
  2. provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Os resultados da primeira fase deverão ser divulgados até o final de abril do próximo ano. Já o início dos cursos de formação tem previsão entre junho e julho de 2024. 

Veja vagas do concurso MJSP

Ministério da Justiça e da Segurança Pública recebeu aval para poder realizar um novo concurso público, com 100 vagas de analista técnico administrativo.


A remuneração inicial da carreira é de R$6.913,90, cujo valor já inclui o vencimento inicial mais o auxílio alimentação de R$658, ambos reajustados no início do ano pelo Governo Federal.


No início de agosto, uma comissão especial composta por servidores foi formada pela pasta. A expectativa era que o grupo ficasse responsável pela contratação da banca. Porém, coma adesão ao edital unificado, pode não ser mais necessária.


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!

Ministério da Justiça pretende aderir ao Concurso Nacional Unificado, que terá provas em fevereiro de 2024

(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Concurso Nacional Unificado terá novidades nesta sexta, 1º

Uma live será realizada pelo Governo Federal nesta sexta, 1º, e trará mais detalhes acerca do Concurso Nacional Unificado, além da adesão dos órgão. A transmissão  será realizada e conduzida por representantes para tirar dúvidas.


Até o momento, participarão da live:

  • José Celso Pereira Cardoso Júnior – secretário de Gestão de Pessoas;
  • Maria Aparecida Chagas Pereira – diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal.

proposta do Concurso Nacional Unificado foi apresentada pelo governo na última sexta, 25. A ideia é aplicar uma única prova no dia 25 de fevereiro de 2024, em 180 municípios espalhados pelo país.


O "Enem dos concursos" buscará, segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), democratizar o acesso ao serviço público, tornando o processo de seleção mais acessível e eficiente.


Neste ano, foram mais de 8 mil vagas autorizadas. O governo prevê agrupar cerca de mais de 7 mil dessas oportunidades para que possam ser oferecidas nesta seleção unificada. Os postos foram agrupados em blocos temáticos: 

(Tabela divulgada pelo MGI à imprensa)

Veja aqui quais órgãos podem participar!


Os órgãos e ministérios têm até o dia 29 de setembro para aderirem ao Concurso Nacional Unificado


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!