O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos que fará adesão ao Concurso Nacional Unificado, para preencher as vagas que lhe foram autorizadas.
Em nota, a pasta informou que:
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública irá aderir ao concurso público nacional unificado. Ao todo, a pasta irá ofertar 100 vagas para o cargo de Analista Técnico Administrativo e 30 vagas para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais".
Ou seja, além das 100 vagas autorizadas para o quadro do próprio MJSP, também estarão incluídas as 30 vagas de ATPS, pertencentes às carreiras transversais.
O MJSP já havia manifestado interesse em aderir à proposta. Agora, confirma que fará parte da 1ª edição do Concurso Unificado, assim como previa a lista divulgada pelo Ministério da Gestão e Inovação.
Nessa lista, o MGI informa que mais de 5 mil vagas já estão confirmadas no Concurso Unificado, até o momento. Veja aqui!
Vagas do concurso MJSP
O Ministério da Justiça e da Segurança Pública recebeu aval do governo para realizar um novo concurso com 100 vagas de analista técnico administrativo.
A carreira proporciona uma remuneração inicial de R$6.913,90, cujo valor já inclui o vencimento inicial mais o auxílio alimentação de R$658, ambos reajustados no início do ano pelo Governo Federal.
Vale lembrar que, no início de agosto, uma comissão especial composta por servidores foi formada pela pasta.
A expectativa era que o grupo ficasse responsável pela contratação da banca. Porém, com a adesão ao edital unificado, os preparativos serão conduzidos junto ao MGI.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Ministério da Justiça e da Segurança Pública confirma que fará adesão ao Concurso Unificado
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Concurso Unificado terá vagas por blocos temáticos
O Concurso Nacional Unificado, ou “Enem dos Concursos” como também é chamado, prevê que as vagas sejam agrupadas em oito blocos temáticos:
- Administração e Finanças Públicas;
- Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
- Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
- Trabalho e Previdência;
- Dados, Tecnologia e Informação Pública; e
- Nível intermediário (cargos de nível médio).
A divisão já foi revelada oficialmente pelo MGI.
As inscrições do CNU serão feitas no site da banca organizadora a ser contratada. A instituição também ficará responsável pela aplicação das provas. Serão mais de dez editais, conforme apurou a reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.
O MGI informou que ao realizar a inscrição, primeiro, o candidato deverá escolher entre um dos blocos temáticos. Em seguida, deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.
Provas do Concurso Nacional Unificado
O Concurso Nacional Unificado terá apenas um dia de provas. Os candidatos deverão responder a:
- questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
- questões objetivas sobre Conhecimentos Específicos de cada bloco temático;
- prova discursiva sobre Conhecimentos Específicos de cada bloco temático.
A aplicação das provas objetivas e discursivas será em um único turno (com 4h30 de duração).
Sem concurso, MJSP vai preencher vagas efetivas
O último concurso para o Ministério da Justiça e da Segurança Pública visando ao ingresso de servidores efetivos foi realizado há dez anos, quando ainda era apenas Ministério da Justiça.
O edital foi lançado em 2013 e a validade já foi expirada. O edital contou com 125 vagas em cargos de nível superior e o Cebraspe foi o organizador.
Os candidatos foram avaliados por provas objetiva e discursiva, sendo ambas com caráter eliminatório e classificatório. As disciplinas cobradas foram:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo (exceto para o analista técnico administrativo)
- Legislação específica
- Atualidade (somente para o analista técnico administrativo)
- Conhecimentos específicos
Em 2020, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública divulgou edital para contratar 35 temporários em três cargos distintos.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!


















