Sei que você, assim como todos que acompanham o mercado de concursos, sejam alunos ou professores, se surpreendeu com o anuncio do governo federal do CNU (Concurso Nacional Unificado), a maior novidade do mercado de concursos desde a promulgação da Constituição Federal em 1988, que estabeleceu a obrigatoriedade de concursos para servidores estatutários e empregados públicos.
Concurso Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”
O Concurso Nacional Unificado é o Enem dos concursos? Professor Rezende esclarece sobre essa oportunidade única.
+ Concurso Nacional Unificado terá banca definida em outubro
A minha intenção com este artigo não é detalhar as informações sobre o unificado, pois aqui mesmo na Folha Dirigida temos todas as informações sobre o CNU, mas sim refletirmos sobre a oportunidade que se abre, independentemente de concordarmos ou não com esta novidade.
Acho importante retomarmos a época em que o ENEM e posteriormente incluído como nota para vagas nas universidades através do SISU, me lembro que na época os alunos que prestavam vestibular se dividiram entre aqueles que priorizaram ficar presos na crítica e aqueles que decidiram aproveitar a novidade e estudar!
Quem você acha que conseguiu as vagas nas melhores universidades públicas?
Costumo dizer que “quem paga a banda, escolhe a música”, e neste caso, quem paga a “banda”, o Governo Federal, deixou claro que o unificado é uma política de governo, será periódico e veio para ficar!
Então neste caso, mesmo que enquanto escrevo este artigo algumas definições ainda não estejam tomadas, como banca organizadora e consequente edital, matérias que farão parte do núcleo básico e as específicas, etc., temos, pelas informações apresentadas pelo governo, uma boa ideia do que podemos já começar a estudar, e é nisto que devemos nos focar neste momento, pois que começar a se preparar antes levará vantagem no primeiro unificado da história!
O que você pode estudar neste momento?
Teremos uma parte da prova com um núcleo comum para todas as áreas, que terá as matérias básicas, e considerando o histórico de provas anteriores dos órgãos que estão convidados para integrar o unificado (e muito possivelmente todos irão aderir), e as matérias de:
- Língua Portuguesa
- Informática
- Lógica (RLM e Matemática)
- Atualidades
formam o núcleo de matérias básicas, além disso os dois Direitos (Constitucional e Administrativo) básicos também devem ser estudados.
O governo federal tem falado muito de valorização vocacional dos candidatos e da necessidade de explorar matérias da área humanística, como Ética no Serviço Público, Direitos Humanos, Administração Geral e Pública tem grande possibilidade de estarem no núcleo comum.
O Unificado é uma realidade e a decisão está tomada, a única coisa que você poderá fazer para aproveitar esta oportunidade é estudar! Então vamos lá... Estaremos ao seu lado nesta jornada! Força e honra, estamos com você até a aprovação.
Aproveite o nosso Curso Base gratuito e comece a trilhar o caminho da aprovação hoje mesmo!
Professor Luiz Rezende
Professor e autor para concursos desde 2018, ex-servidor público e dirigente sindical no serviço público - Proc. de Dados - FATEC/Unesp - Pedagogo - UFSCar