Um debate sincero sobre as recentes fraudes em concursos públicos

Professor Luiz Rezende fala sobre as denúncias de fraudes e concursos e o questionamento: concurso público é confiável? Leia completo.

Colunistas
Autor:
Publicado em:16/11/2025 às 10:03
Atualizado em:14/11/2025 às 15:39

Temos visto muito no noticiário informações sobre concursos não na página de oportunidades e empregos, e sim nas páginas policiais.


Isso acontece por conta das investigações da Polícia Federal acerca de quadrilhas que fraudam processos de concursos públicos e o recente escândalo da compra de um gabarito para o CNU1, para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, entre outros concursos.


Bem, aqui então temos que avaliar se, frente a essas denúncias — e às denúncias do passado sobre esse tipo de fraude — isso afeta a credibilidade dos concursos.


E a minha opinião, como ex-servidor público, ex-dirigente sindical no serviço público, autor, professor e coordenador, estando neste mercado há 22 anos, é que sim: o concurso público é extremamente seguro, e eu explico aqui os motivos.


Se analisarmos o volume de concursos públicos que ocorrem por final de semana, por mês, por ano, é um número absolutamente grande, envolvendo certames muito importantes, como Polícia Federal, Receita Federal, entre outros. Então, o volume de denúncias e fraudes nos concursos, considerando a quantidade, é muito pequeno.


Infelizmente, corrupção acontece em todas as áreas que envolvem interesse público — inclusive interesse financeiro — e concursos públicos, infelizmente, não são diferentes.


A própria investigação da Polícia Federal, desbaratando mais essa quadrilha, mostra que o concurso público é seguro e confiável.


Existe uma discussão, na regulamentação dos concursos públicos, sobre o certame ser realizado online, totalmente ou em parte. E existe muita resistência, não só das bancas organizadoras, como também dos órgãos públicos, a esse tipo de concurso, justamente porque, nesse caso, abriríamos um campo enorme para possibilidades de fraudes.


Enquanto não temos segurança — e não acredito que teremos nas próximas décadas — sobre concursos online, pegar a sua caneta, ir para a prova, sentar e realizá-la é a forma mais confiável e saudável que existe.


Hoje, os concursos são auditáveis por auditorias externas, entidades de classe e por várias associações.


E que bom que a Polícia Federal descobriu essa quadrilha, e que bom que mais um passo rumo à maior transparência em concursos — que já têm grande transparência — acontece.


Então, eu digo, com toda a minha experiência nessa área, que sim: concurso público é seguro, é o método mais confiável e justo de recrutamento e seleção para novos servidores.


Bons estudos, força e honra! Estamos com vocês até a aprovação!


Luiz Rezende - professor especialista em concursos públicos

Clique para saber mais

Carregando...