A unificação das carreiras atende à Lei Geral das Polícias Civis, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde novembro de 2023.
A Lei Geral estabelece que o quadro de servidores das Polícias Civis seja composto somente por três cargos efetivos, todos de nível superior: oficial investigador, delegado e perito criminal.
Cada Polícia Civil deve realizar suas mudanças legislativas para se adequar à Lei Geral. Não há um prazo determinado para que essas mudanças sejam feitas.

Polícia Civil do Acre cria nova carreira de oficial investigador
(Foto: Divulgação)
O oficial investigador é o responsável por executar as ações de investigação e inteligência sob coordenação do delegado de polícia.
O cargo exige o nível superior completo em qualquer área, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!
Concurso PC AC: unificação era cobrada há anos
A categoria cobrava a unificação de funções na Polícia Civil do Acre há anos, como forma de modernizar a estrutura organizacional, otimizar recursos humanos e ampliar a eficiência nas atividades investigativas e administrativas da instituição.
De acordo com o governador do Acre, Gladson Camelí, a unificação representa um avanço na valorização profissional.
“Com a unificação dos cargos de escrivão e agente da Polícia Civil do Acre, estamos dando um passo importante para valorizar os nossos profissionais da Segurança Pública, garantindo mais eficiência, igualdade e reconhecimento ao trabalho desempenhado por esses servidores”, disse.
Já para o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, a decisão do governo representa um fortalecimento da segurança pública no estado.
“A unificação dos cargos é uma vitória da categoria e um avanço institucional significativo. O governo do Estado, na gestão do governador Gladson Camelí, demonstra respeito e compromisso com os profissionais da Segurança Pública, ao atender essa demanda histórica que vai ao encontro da modernização da nossa Polícia Civil. Essa medida permitirá maior flexibilidade na atuação dos policiais, além de contribuir diretamente para o aprimoramento do atendimento à população acreana”, enfatizou Maciel.
>>> Baixe o e-book gratuito e prepare-se para conquistar sua vaga na Polícia Civil!
Governo estuda realização de um novo concurso PC AC
O governo estadual já informou que está sob análise e estudo a viabilidade de um novo concurso PC AC.
Ainda não há informações sobre os cargos e vagas do próximo edital da Polícia Civil do Acre.
O prazo de validade do último concurso foi encerrado em 16 de março. Desta forma, para suprir o déficit de pessoal será necessária a publicação de um próximo edital.
Em 2017, sob a organização do Ibade, ocorreu o último concurso da Polícia Civil do Acre. A oferta foi de 250 vagas imediatas para as seguintes carreiras:
- agente: 176 vagas;
- auxiliar de necropsia: 20 vagas;
- delegado: 18 vagas;
- escrivão: 36 vagas.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e de títulos, prova de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática de digitação (somente escrivão), exame médico e toxicológico e investigação criminal e social, além do curso de formação.
Para os cargos de agente, auxiliar de necropsia e escrivão, as provas objetivas foram compostas por 80 questões sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa (10);
- Noções de Informática (5);
- Raciocínio Lógico (5);
- Noções de Direito Administrativo (10);
- Noções de Direito Constitucional (10);
- Noções de Direito Penal (10);
- Noções de Direito Processual Penal (10);
- Legislação de Direito Penal e Processual Penal Especial (10);
- e Noções de Medicina Legal (10).
Já para a carreira de delegado, a prova objetiva exigiu conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa (5);
- Raciocínio Lógico (5);
- Noções de Informática (5);
- Direito Administrativo (10);
- Direito Civil (5);
- Direito Constitucional/Direitos Humanos (10);
- Direito Penal (2);
- Direito Processual Penal (20);
- Medicina Legal (5); e
- Legislação Penal e Processual (15).
O salário inicial do aprovado chegava a R$15 mil.
