Novo concurso PC MS tem tratativas avançadas, diz delegado-geral
Após tomar posse, delegado-geral confirma que as tratativas para o novo concurso PC MS estão avançadas junto ao governo e a Sejusp. Veja!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:05/06/2024 às 08:25
Atualizado em:05/06/2024 às 09:36
O novo concurso PC MS está com tratativas avançadas e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, já sinalizou de forma positiva para que a seleção ocorra.
As informações foram passadas pelo novo delegado-geral da corporação, Lupérsio Degerone Lucio.
"Nós já levantamos as necessidades e já estamos em tratativas com a Sejusp. Com o governador do estado, nós conversamos na semana passada e ele sinalizou positivamente, entendeu a necessidade dessa demanda. O último concurso nosso foi em 2017 e houve um processo de judicialização, que atrapalhou a deflagração de um novo certame. Essa fase doi superada, a demanda existe, e para proporcionar um atendimento ainda melhor do que a Polícia já faz para a população sul-matogrossense, precisamos desse concurso. Essas tratativas estão avançadas e há uma sinalização positiva do governador", disse o chefe da PC MS.
O novo chefe da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul concedeu entrevista ao programa "Papo das Sete", do Bom Dia MS, na TV Morena.
Ao comentar sobre as principais demandas, ele disse que a reposição de efetivo é evidente na Polícia Civil, sobretudo no interior.
"Nós temos uma demanda necessária de reposição de efetivo, principalmente para os cargos de investigador e de escrivão. Já estamos tratando disso e o governador viu a sensibilidade dessa demanda", comentou Lupérsio.
Segundo o delegado-geral, as tratativas estão em andamento e serão conduzidas pela Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). "O objetivo é ter uma mão de obra qualificada."
Os cargos de investigador e escrivão têm o nível superior como requisito.
Concurso PC MS teve comissão formada para discutir edital
Em maio, uma comissão especial foi formada para dar início às tratativas e discutir o novo edital de concurso para a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.
Com essa comissão, o objetivo é realizar a análise e a revisão dos critérios técnicos do concurso de agente de polícia judiciária.
Vale destacar que, dentro dessa carreira, estão os cargos de escrivão e investigador, previstos pelo delegado-geral para o novo concurso público.
O quantitativo de vagas que será ofertado ainda não foi definido, já que as necessidades ainda estão sendo levantadas pela corporação.
Na ocasião, as vagas para escrivão não foram citadas. O pedido foi feito junto à Secretaria de Segurança Pública, ainda em 2022, mas não pôde ser aprovado naquele ano por questões legislativas envolvendo o período eleitoral.
Novo delegado-geral confirma tratativas para o concurso PC MS
(Foto: Bruno Rezende/Governo do MS)
Concurso PC MS foi tema de reunião
Uma reunião foi realizada entre a PC MS e o governo do estado para tratar do concurso. O ex-delegado-geral enfatizou que o foco era aprimorar as condições de trabalho e o fortalecimento do efetivo da Polícia Civil.
Na ocasião, foi dito que a ideia era realizar um planejamento para que, ao longo da validade da seleção, o número de novos ingressantes não apenas reparasse as saídas, mas também aumentasse o efetivo.
"Todas as vezes que realizávamos concursos na polícia civil, era para repor o que saía. Raramente tínhamos, ou dificilmente tínhamos, um aumento no nosso efetivo. Temos aumento da população, aumento da criminalidade, expansão de bairros na cidade, mas não há um aumento no efetivo de policiais. Esse grupo vai elaborar exatamente esse planejamento para que possamos realizar esse concurso e chamar ao longo de quatro anos. Um concurso tem validade de dois anos, prorrogável por mais dois, ou seja, precisamos, e estamos fazendo, um planejamento para que possamos chamar em 2024, 2025, 2026. Conforme vai saindo, vai entrando, mas entra mais do que sai. Isso pode fazer com que a polícia cresça e a população tenha um melhor atendimento", afirmou o então delegado na entrevista à Rádio Capital.
A remuneração inicial de um agente e escrivão da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul é deR$5.295, conforme indicado na Lei Complementar nº 290 de 2021.
Ao final da carreira, a remuneração pode chegar a R$12.663,54. Já a jornada de trabalho do aprovado é de 40 horas.
Veja como foi o último concurso PC MS
O último concurso PC MS, com vagas para escrivão e investigador, teve seu edital publicado em 2017.
Foram ofertadas 180 vagas para de agente de polícia judiciária, sendo elas nos seguintes cargos:
100 vagas para escrivão de polícia; e
80 vagas de investigador de polícia.
Já em 2021, ocorreu um concurso público com oferta para os seguintes cargos:
perito papiloscopista: 42 vagas;
agente de polícia científica: 36 vagas;
perito oficial forense (perito criminal): 75 vagas;
perito médico-legista: 53 vagas; e
delegado: 30 vagas.
O posto de investigador teve como requisito o nível superior em qualquer área. A jornada de trabalho era de 40 horas. Já a seleção teve a Fapems como organizadora.
Etapas de seleção
Os candidatos ao posto de investigador foram avaliados pelas seguintes etapas de seleção:
prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
avaliação médico-odontológica, de caráter unicamente eliminatório;
Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter unicamente eliminatório;
avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório;
prova de títulos, de caráter unicamente classificatório;
prova prática de digitação, de caráter unicamente eliminatório;
investigação social, de caráter unicamente eliminatório; e
curso de formação policial, de caráter eliminatório e classificatório.