Concurso PC MS: fiscais são designados e edital ganha força

Fiscais do contrato com o Instituto Avalia são designados e concurso PC MS, com 400 vagas, fica mais próximo. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:11/07/2025 às 11:50
Atualizado em:11/07/2025 às 12:02

O edital do concurso PC MS está mais próximo de ser divulgado. Nesta sexta-feira, 11, foram designados os gestores e fiscais do contrato com o Instituto Avalia, organizador.


Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. Os gestores e fiscais deverão verificar se os serviços da banca serão realizados nos prazos e conforme estabelecido no contrato.


O Instituto Avalia foi anunciado, em junho, como a banca organizadora do concurso. Ele será o responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.


De acordo com o governo estadual, o contrato com a banca já foi assinado e o edital deve ser publicado ainda este mês.


O concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul terá 400 vagas, sendo:

  • 300 vagas para investigador de Polícia; e
  • 100 vagas para escrivão de Polícia.

Os cargos serão destinados a candidatos com ensino superior completo em qualquer área. Já o salário inicial, em ambos os casos, será de R$5.295.

Polícia Civil do Mato Grosso do Sul prepara novo concurso com 400 vagas

(Foto: Ascom/Governo MS)


O concurso para as carreiras da Gestão de Medidas Socioeducativas, da Sejusp MS, também será organizado pelo Instituto Avalia. E os fiscais e gestores do contrato também foram designados na mesma portaria da PC MS.


Serão oferecidas 70 vagas, sendo 50 para agente socioeducativo e 20 para analista socioeducativo. Ambos os cargos são de nível superior e têm iniciais de R$5.295.


Segundo a Secretaria de Administração do Estado (SAD), os dois concursos (Sejusp MS e PC MS) deverão ser realizados de forma simultânea, com a finalidade de otimizar os recursos públicos e assegurar um alto padrão de qualidade.


O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!

O concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul terá como requisito o diploma de nível superior completo. A novidade, aprovada pela Assembleia Legislativa, é que formados em cursos tecnólogos também poderão participar da seleção.


A inclusão atende ao que estabelece o artigo 20, parágrafo 1º, da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei Federal nº 14.735/2023), sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro de 2023.


Além da ampliação nos requisitos de escolaridade, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul também poderá trazer mudanças nas etapas de ingresso e no curso de formação dos futuros policiais.


→ Acesse agora o calendário de julho, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!

Último concurso PC MS foi realizado em 2017

Em 2017, ocorreu o último concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. O edital trouxe 180 vagas, sendo 100 para o cargo de escrivão e 80 para investigador.


Os candidatos foram avaliados por diversas etapas, como prova objetiva, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, avaliação psicológica, análise de títulos e prova prática de digitação.


Na parte de Conhecimentos Teóricos, a prova objetiva exigiu conteúdos das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Legislação Institucional;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Penal; e
  • Noções de Direito Processual Penal.

Na ocasião, para ser considerado aprovado foi preciso obter rendimento igual ou superior a 60% do total de pontos e não zerar nenhuma das matérias.

Clique e saiba mais

Carregando...