Concurso PC PA: diretor-geral confirma escolaridade dos cargos
O concurso da Polícia Civil do Pará será realizado este ano. O diretor Alberto Teixeira confirmou o nível de escolaridade dos cargos.
Autor:
Publicado em:25/06/2020 às 10:49
Atualizado em:25/06/2020 às 10:49
Quem sonha em ingressar na Polícia Civil do Estado do Pará já pode ter a certeza se pode ou não concorrer no próximo concurso PC PA. O delegado e diretor-geral da corporação, Alberto Teixeira, confirmou a escolaridade dos cargos.
O delegado começou a realizar uma série no seu Instagram pessoal, sendo uma espécie de tira dúvidas, intitulado: DG responde.
O objetivo do diretor-geral é explicar as principais dúvidas e responder os questionamentos que são enviados pelos próprios seguidores constantemente. Segundo ele, a pergunta com "maior incidência" foi sobre a escolaridade.
Alberto Teixeira confirmou que apenas o cargo de delegado terá uma exigência específica. Os demais permitirão o ingresso de quem tenha a graduação em qualquer área, sendo:
Investigados - graduados em qualquer área;
Escrivão - graduados em qualquer área;
Papiloscopista - graduados em qualquer área;
Delegado - bacharéis em direito.
Ainda sobre a cobrança de escolaridade, o diretor-geral da Polícia Civil não esclarece nenhuma definição sobre a possibilidade dos tecnólogos. Segundo ele, essa exigência virá especificada em edital.
Sobre os delegados, ele ainda especificou mais. Diferentemente de outros casos, o concurso da Polícia Civil do Pará não terá a necessidade da prática jurídica. O edital deve sair até setembro.
Resumo do concurso PC PA
Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
Banca: em definição
Publicação do edital: segundo semestre de 2020
Vagas: 1.495
Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
Requisito: nível superior
Concurso PC PA define banca nesta quinta, 25
Além de confirmar a escolaridade dos cargos, a Polícia Civil do Estado do Pará está perto de anunciar a banca organizadora do concurso. Isso porque o processo licitatório estava agendado para acontecer nesta quinta-feira, 25.
Até o momento, a Secretaria de Estado e Planejamento e Administração - Seplad não confirmou ou atualizou informações sobre a licitação. A abertura das propostas estava marcada para a partir das 9h.
O processo de escolha da banca foi confirmado em maio, em aviso divulgado no Diário Oficial. A modalidade escolhida permanece sendo a concorrência, do tipo técnica e preço.
Também já foi divulgada a composição da comissão de licitação - que cuidará desse processo. O grupo ficará composto por:
Presidente: Iris Alves Miranda Negrão;
1º membro: Marilia Lima de Moraes;
2º membro: Odilene Fernandes da Conceição Santos;
3º membro: Sinélio Ferreira de Menezes Filho.
Edital PC PA terá 1.495 vagas de nível superior
O projeto básico do novo concurso também já foi divulgado. O concurso PC PA terá uma oferta de 1.495 vagas para cargos de nível superior, sendo:
Delegado
265 vagas
Escrivão
252 vagas
Investigador
818 vagas
Papiloscopista
160 vagas
As remunerações atualizadas não foram confirmadas, mas de acordo com o concurso anterior, os ganhos proporcionados eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o delegado.
Além disso, o projeto básico ainda traz uma previsão para que sejam recebidas 42.183 inscrições no concurso, sendo:
Delegado: 14.519 inscritos;
Investigador: 18.205 inscritos;
Escrivão: 7.709 inscritos;
Papiloscopista: 1.750 inscritos.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!