- inspetor: 275 nomeações;
- delegado: 100 nomeações; e
- investigador: 291 nomeações.
Os nomeados foram aprovados no curso de formação profissional na Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Acadepol).
Para os demais cargos do concurso — auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, perito legista e perito criminal — as nomeações devem ser feitas em breve.
O concurso da Polícia Civil do Rio tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a corporação pode convocar os aprovados para suprir a necessidade de novos policiais.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Inscreva-se para conhecer o Método Q!
Polícia Civil do Rio nomeia primeiros aprovados no concurso de 2021
(Foto: Divulgação/Alerj)
Os editais do concurso PC RJ foram publicados em 2021. O governador Cláudio Castro destacou, em vídeo publicado em suas redes sociais, a importância dos novos policiais civis.
“Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas a nossa gestão tem trabalhado, se dedicado, investido muito e vai colocar mais policiais nas ruas. Essa é mais uma promessa que estamos cumprindo. Investir e fortalecer o nosso estado para que ele seja cada vez mais seguro, essa é a nossa prioridade”, disse Castro.
Concurso PC RJ amplia número de vagas
Inicialmente, os editais do concurso para Polícia Civil do Rio previam 400 vagas imediatas. Porém, o Governo do Rio de Janeiro autorizou um aumento de 1.341 oportunidades na seleção.
Desta forma, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de maio.
Veja os novos quantitativos por cargo:
- auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
- técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
- investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
- inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
- perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
- perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as 5 previstas inicialmente); e
- delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).
As nomeações já foram iniciadas. Até o término do prazo de validade, mais aprovados poderão tomar posse.
Polícia Civil do Rio de Janeiro tem novo secretário
Em outubro, o delegado Marcus Vinícius Amim Fernandes foi nomeado como novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele ocupou o lugar de José Renato Torres do Nascimento, que tinha sido empossado como secretário apenas 22 dias antes.
Em sua cerimônia de posse, José Renato tinha falado sobre o fortalecimento da força de trabalho e prometeu a abertura de novos concursos PC RJ. O número de vagas e os cargos não chegaram a ser revelados.
Com a mudança na chefia da Secretaria de Polícia Civil, ainda não há uma posição do novo titular sobre concursos públicos e gestão de pessoas.
O novo secretário, delegado Marcus Vinícius Amim, já comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Delegacia Especializada em Armas Munições e Explosivos (Desarme) e a 27ª DP (Vicente Carvalho). Desde junho, ele presidia o Detran RJ.
O secretário é uma figura fundamental para trabalhar, com o governo estadual, na conquista por mais nomeações de aprovados no concurso PC RJ 2021 e na recomposição dos quadros da corporação.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!