Concurso PC RJ: governador nomeia mais de 600 aprovados

Mais de 600 aprovados no concurso PC RJ são nomeados para os cargos de inspetor, delegado e investigador. Confira!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:27/12/2023 às 10:25
Atualizado em:27/12/2023 às 11:12

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nomeou 666 aprovados no último concurso PC RJ. As listagens foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 27. 


As nomeações são para os cargos de inspetor, delegado e investigador. Veja o quantitativo para cada um:

  • inspetor: 275 nomeações;
  • delegado: 100 nomeações; e
  • investigador: 291 nomeações. 

Os nomeados foram aprovados no curso de formação profissional na Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Acadepol).


Para os demais cargos do concurso — auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, perito legista e perito criminal — as nomeações devem ser feitas em breve. 


O concurso da Polícia Civil do Rio tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a corporação pode convocar os aprovados para suprir a necessidade de novos policiais. 


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Inscreva-se para conhecer o Método Q!

Polícia Civil do Rio nomeia primeiros aprovados no concurso de 2021

(Foto: Divulgação/Alerj)


Os editais do concurso PC RJ foram publicados em 2021. O governador Cláudio Castro destacou, em vídeo publicado em suas redes sociais, a importância dos novos policiais civis.

“Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas a nossa gestão tem trabalhado, se dedicado, investido muito e vai colocar mais policiais nas ruas. Essa é mais uma promessa que estamos cumprindo. Investir e fortalecer o nosso estado para que ele seja cada vez mais seguro, essa é a nossa prioridade”, disse Castro.

Concurso PC RJ amplia número de vagas

Inicialmente, os editais do concurso para Polícia Civil do Rio previam 400 vagas imediatas. Porém, o Governo do Rio de Janeiro autorizou um aumento de 1.341 oportunidades na seleção. 


Desta forma, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de maio. 


Veja os novos quantitativos por cargo:

  • auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
  • inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
  • perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
  • perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as 5 previstas inicialmente); e
  • delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).

As nomeações já foram iniciadas. Até o término do prazo de validade, mais aprovados poderão tomar posse. 

Polícia Civil do Rio de Janeiro tem novo secretário 

Em outubro, o delegado Marcus Vinícius Amim Fernandes foi nomeado como novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele ocupou o lugar de José Renato Torres do Nascimento, que tinha sido empossado como secretário apenas 22 dias antes. 


Em sua cerimônia de posse, José Renato tinha falado sobre o fortalecimento da força de trabalho e prometeu a abertura de novos concursos PC RJ. O número de vagas e os cargos não chegaram a ser revelados. 


Com a mudança na chefia da Secretaria de Polícia Civil, ainda não há uma posição do novo titular sobre concursos públicos e gestão de pessoas.


O novo secretário, delegado Marcus Vinícius Amim, já comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Delegacia Especializada em Armas Munições e Explosivos (Desarme) e a 27ª DP (Vicente Carvalho). Desde junho, ele presidia o Detran RJ. 


O secretário é uma figura fundamental para trabalhar, com o governo estadual, na conquista por mais nomeações de aprovados no concurso PC RJ 2021 e na recomposição dos quadros da corporação. 


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!