Concurso PC RJ convoca mais 300 aprovados para curso de formação

Mais de 300 aprovados para o cargo de inspetor do concurso PC RJ são convocados para nova turma do curso de formação. Veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:11/03/2024 às 09:39
Atualizado em:11/03/2024 às 10:26

A Polícia Civil do Rio de Janeiro publicou nesta segunda-feira, 11, a convocação de mais de 300 aprovados para inspetor no concurso PC RJ para matrícula no curso de formação. A lista de convocados está no Diário Oficial do Estado.


A matrícula será realizada no dia 15 de março, no Auditório da Academia de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol). Os convocados foram divididos em dois turnos para apresentação, das 8h às 13h e das 13h às 18h.


Será necessário apresentar os seguintes documentos originais para a matrícula no curso de formação profissional:

  • carteira de identidade (preferencialmente as expedidas pelos Institutos de Identificação Civil dos Estados e Distrito Federal);
  • CPF;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categoria "B" no mínimo;
  • cartão de inscrição no PIS/PASEP; e
  • um retrato 3X4 atualizado, de frente, fundo branco e papel liso, contendo nome no verso.

O candidato ainda deverá levar papel e caneta para fazer anotações.


Será vedada a entrada de pessoas trajando calção, short, bermuda, camiseta regata, minissaia, miniblusa, chapéus e bonés, bem como qualquer outra vestimenta inadequada ao ambiente de ensino policial.


Após a realização da matrícula no CFP, o Serviço de Investigação Social dará instruções relativas ao preenchimento e envio dos questionários de investigação social.


Uma primeira turma do curso de formação para inspetor já foi aberta em 2023. A nomeação dos 275 aprovados, inclusive, já foi publicada.


> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Polícia Civil RJ dá continuidade ao chamamento dos aprovados no concurso

(Foto: Divulgação/Alerj)


O concurso da Polícia Civil do Rio tem validade de dois anos, com chance de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a corporação pode convocar os aprovados para suprir a necessidade de novos policiais. 


O governador Cláudio Castro destacou, em vídeo publicado em suas redes sociais, a importância dos novos policiais civis.

“Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas a nossa gestão tem trabalhado, se dedicado, investido muito e vai colocar mais policiais nas ruas. Essa é mais uma promessa que estamos cumprindo. Investir e fortalecer o nosso estado para que ele seja cada vez mais seguro, essa é a nossa prioridade”, disse Castro.

Governador fala em regularidade para novos concursos PC RJ

O governador Cláudio Castro afirmou que há intenção de realizar novos concursos PC RJ a cada dois anos.


A afirmação ocorreu em dezembro, durante a formatura de 844 novos policiais civis aprovados no último concurso. 

“Temos que ter concurso de dois em dois anos para que a gente possa repor e para que o concurseiro possa ter o seu sonho de pertencer à polícia”, pontuou o governador.

O último edital para a Polícia Civil do Rio de Janeiro foi publicado em 2021, depois de um longo período sem novas seleções.


A oferta foi para os cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado. 


No seu discurso durante a formatura, Cláudio Castro frisou que, além do ingresso de novos agentes, tem investido na reestruturação da Polícia Civil do Rio e nas forças de Segurança do Estado.

“A primeira fronteira contra a impunidade é a Polícia Civil. Eu acredito tanto nisso que em dois anos, quase três, já foram investidos mais de 2 bilhões de reais nas nossas forças de segurança, quase o dobro investido pelo Governo Federal na época da intervenção federal”. 

Último concurso PC RJ já teve número de vagas ampliado

Inicialmente, os editais do concurso para Polícia Civil do Rio disponibilizaram 400 vagas imediatas. No entanto, o Governo do Rio de Janeiro já autorizou um aumento de 1.341 oportunidades na seleção. 


Desta forma, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de maio. 


Veja os novos quantitativos por cargo:

  • auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
  • inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
  • perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
  • perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as 5 previstas inicialmente); e
  • delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).

As nomeações já foram iniciadas. Até o término do prazo de validade, mais aprovados poderão tomar posse. 


O Governo do Estado já fez uma segunda chamada para o Teste de Aptidão Física (TAF) e para as demais etapas. O objetivo é ter mais aprovados disponíveis para nomeação durante a validade do concurso. 

Polícia Civil do Rio de Janeiro tem novo secretário 

Em outubro do ano passado, o delegado Marcus Vinícius Amim Fernandes foi nomeado como novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele ocupou o lugar de José Renato Torres do Nascimento, que tinha sido empossado como secretário somente 22 dias antes. 


Na sua cerimônia de posse, José Renato tinha falado sobre o fortalecimento da força de trabalho e prometeu a abertura de novos concursos PC RJ. O quantitativo de vagas e os cargos não chegaram a ser revelados. 


Com a mudança na chefia da Secretaria de Polícia Civil, ainda não há uma posição do novo titular sobre concursos públicos e gestão de pessoas.


O novo secretário, delegado Marcus Vinícius Amim, já comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Delegacia Especializada em Armas Munições e Explosivos (Desarme) e a 27ª DP (Vicente Carvalho). Desde junho, ele presidia o Detran RJ. 


O secretário é uma figura fundamental para trabalhar, com o governo estadual, na conquista por mais nomeações de aprovados no concurso PC RJ 2021 e na recomposição dos quadros da corporação. 


No vídeo abaixo, veja aula de Direito Penal focada em concursos policiais:


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPolícia Civil do Rio de Janeiro

Salário

Até R$ 6.380,29

Cargos

1

Vagas

100
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

Como iniciar os estudos para o concurso da PP/GO?

Equipe Qconcursos