Concurso PC SC é autorizado com 300 vagas de agente e escrivão

Novo concurso PC SC foi autorizado pelo governador Jorginho Mello e contará com 300 vagas efetivas. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/07/2025 às 19:32
Atualizado em:15/07/2025 às 19:47

O governador Jorginho Mello autorizou, nesta terça-feira, 15, a realização do novo concurso PC SC, com oferta de 300 vagas. A seleção contemplará os cargos de agente e escrivão.


A informação foi confirmada pelo delegado-geral da PC SC, Ulisses Gabriel.


Segundo ele, o concurso será conduzido em “velocidade máxima” para que a nomeação e o curso de formação dos novos policiais ocorram ainda a tempo de garantir o início das atividades em 2026.


A distribuição das vagas por cargo ainda não foi divulgada oficialmente. Esses detalhes poderão ser confirmados por meio de uma portaria autorizativa, caso o aval seja publicado no Diário Oficial do Estado.


O governador Jorginho Mello participou, nesta terça-feira, 15, da cerimônia de formatura dos novos policiais civis aprovados no último concurso — realizado no ano passado — para os cargos de delegado e psicólogo.


Comece sua preparação para o novo concurso PC SC com videoaulas, apostilas digitais, questões e mais. Acesse aqui!

Novo concurso PC SC é autorizado e contará com vagas de agente e escrivão

(Foto: Divulgação)


Concurso PC SC terá carreiras unificadas

Apesar de o concurso ter sido autorizado para os cargos de agente e escrivão, a expectativa é que a Polícia Civil de Santa Catarina finalize o processo de unificação dessas carreiras. As nomeações, inclusive, deverão ocorrer já sob a nova nomenclatura: oficial investigador de polícia.


A informação foi confirmada pelo delegado-geral da corporação, Ulisses Gabriel, durante entrevista ao Podcast Prodez Concursos, na qual também comentou sobre a escolha da banca organizadora e outros pontos do concurso.


A unificação dos cargos está alinhada à Lei Geral das Polícias Civis, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que redefine a estrutura das Polícias Civis em todo o país, estabelecendo novas diretrizes e padronização dos cargos efetivos.


A legislação federal determina que cada corporação seja composta por três cargos efetivos, todos com exigência de nível superior:

  • Delegado de Polícia: bacharel em Direito com, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial;
  • Oficial Investigador de Polícia: atuação nas investigações sob a direção do delegado, com exigência de nível superior em qualquer área;
  • Perito Oficial Criminal: responsável pela perícia, com exigência de graduação compatível com a área de atuação.

Ainda de acordo com a nova norma, os Estados precisam adequar suas legislações locais para oficializar a nova estrutura.


Vale lembrar que, inicialmente, o governador Jorginho Mello já havia anunciado que o novo concurso contaria com 500 vagas, porém sem autorização confirmada. Ao que tudo indica, houve uma redução na oferta prevista.


O último concurso foi realizado em 2017 e ofertou 394 vagas, sendo 200 destinadas ao cargo de agente e 194 para a função de escrivão.


Na época, foram registradas mais de 57 mil inscrições. Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação psicológica, além do curso de formação.


Clique e saiba mais!

Carregando...