Concurso PC SC com 500 vagas sairá este ano, diz delegado-geral
Delegado-geral Ulisses Gabriel confirma que o novo concurso PC SC, com 500 vagas, será realizado ainda este ano. Confira os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:10/02/2025 às 11:08
Atualizado em:10/02/2025 às 11:24
O novo concurso PC SC deve ser realizado ainda este ano, com aproximadamente 500 vagas. A informação foi divulgada pelo delegado-geral da corporação, Ulisses Gabriel.
Durante entrevista à Rádio Eldorado, o chefe da Polícia Civil mencionou a previsão, mas não confirmou uma data para a publicação do edital.
"O governador, no final do ano passado, já fez esse anúncio. Nós realizaremos um concurso para a Polícia Civil em 2025 para agentes e escrivães, num número aproximado de 500 [vagas]", disse Ulisses.
O anúncio do governador, citado pelo delegado-geral, foi feito em 16 de dezembro, durante o lançamento da iniciativa "Estação Verão". Na ocasião, Jorginho Mello confirmou os cargos, mas não detalhou a distribuição das 500 vagas previstas.
O delegado-geral Ulisses Gabriel também destacou que o próximo passo para a realização do concurso da Polícia Civil de Santa Catarina é a autorização oficial, que deve ocorrer em breve, logo após a sanção da lei que reajusta os salários dos servidores.
Além disso, ele confirmou que o novo concurso já adotará a nomenclatura de oficial investigador de polícia, para os cargos de agente e escrivão, conforme previsto na Lei Geral das Polícias Civis, sancionada no final do ano passado.
Delegado-geral confirma novo concurso PC SC ainda este ano
(Foto: Divulgação)
O que muda com a Lei Geral das Polícias Civis?
A Lei Geral das Polícias Civis promoveu mudanças significativas na estrutura das carreiras policiais em todo o Brasil.
Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a legislação estabelece direitos e garantias aos servidores das Polícias Civis, além de definir novas diretrizes para concursos públicos.
Uma das principais alterações é a reestruturação do quadro de servidores, que agora será composto por apenas três cargos efetivos, todos com exigência de nível superior.
Esses cargos são considerados carreiras típicas de Estado e devem ser preenchidos por meio de concurso público:
Delegado de Polícia: responsável por dirigir as atividades da polícia civil e presidir os inquéritos policiais. Para esse cargo, é exigido bacharelado em Direito, além de pelo menos três anos de experiência em atividades jurídicas ou policiais. O Conselho Superior de Polícia Civil definirá os critérios para classificar uma atividade como jurídica.
Oficial Investigador de Polícia: atua na execução de investigações e ações de inteligência sob a coordenação do delegado. Esse cargo exige curso superior em qualquer área de formação.
Perito Oficial Criminal: realiza atividades de perícia e pode exigir formação superior em áreas específicas. Os editais dos concursos públicos podem contemplar seleções por áreas de conhecimento e exigir habilitação legal específica, conforme a legislação de cada estado.
Em relação ao cargo de delegado, a Lei Geral estabelece que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participe de todas as fases do concurso, proibindo a participação de servidores da Segurança Pública que não integrem os quadros da Polícia Civil.
Além disso, a Lei também impõe a realização de prova oral, para os concursos de delegado, e define regras para a pontuação do tempo de serviço como policial no exame de títulos.
Os estados terão que atualizar suas leis locais para se adequar às novas normas da Lei Geral, mas não há um prazo determinado para essas adequações.
Comece agora a praticar questões para o concurso PC SC e largue na frente dos seus concorrentes:
Último concurso PC SC foi em 2017
Para agente e escrivão, o concurso mais recente da Polícia Civil de Santa Catarina foi realizado em 2017, com a organização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).
A seleção visava preencher 394 vagas, sendo 200 destinadas ao cargo de agente e 194 para a função de escrivão.
Ao todo, foram registrados 57.058 candidatos para as vagas da ampla concorrência. Desses, 29.249 se candidataram para o cargo de agente, em uma disputa que chegou a 146 pessoas por vaga.
Os concorrentes foram submetidos a provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação psicológica, além do curso de formação.
A primeira fase, composta pela parte objetiva, foi realizada nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Lages, Itajaí e Joaçaba.
Os candidatos precisaram responder a 110 questões, que foram distribuídas da seguinte forma: