Confira a nota oficial da corporação:
"O Governador do Estado, Jorginho Mello, aprovou a realização de concurso público para a Polícia Civil de Santa Catarina. Serão 200 vagas para Agente de Polícia e 100 vagas para Escrivão de Polícia. Recentemente, a PCSC nomeou os policiais que farão parte da Comissão do Concurso. Atualmente, estamos em processo de análise dos requisitos para definição da banca. Não temos um prazo para informar."
A definição desses requisitos, ao que tudo indica, ficará a cargo da comissão organizadora, que costuma elaborar o projeto básico e conduzir os preparativos antes da publicação do edital.
Esse projeto básico funciona como uma prévia do edital: antecipa as principais informações do concurso e serve de referência para que as instituições interessadas na organização encaminhem suas propostas de preço.
A expectativa é de que o edital seja publicado ainda este ano, possibilitando que os aprovados sejam nomeados e participem do curso de formação a tempo de iniciarem as atividades já em 2026.
Comece sua preparação para o novo concurso PC SC com videoaulas, apostilas digitais, questões e mais. Acesse aqui!

Corporação inicia análise para contratar banca do novo concurso PC SC
(Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação)
Diretor da PC SC fala sobre critérios: "banca de classe A"
O delegado-geral da PC SC, Ulisses Gabriel, também comentou sobre a escolha da banca organizadora.
Segundo ele, o processo será conduzido com critérios rigorosos de qualidade, reforçando a importância da transparência e da credibilidade em todas as etapas da seleção.
"Eu sou um pouco chato para essa questão de compliance, de transparência, de empresas qualificadas. Eu entendo que o nível da instituição já começa pelo nível da banca contratada", afirmou Ulisses.
O delegado-geral explicou ainda que o objetivo da corporação é contratar uma banca de nível nacional, reconhecida pela seriedade e experiência na organização de concursos públicos.
"Nosso objetivo é a contratação de banca de nível classe A. Não temos objetivo de fazer aventuras. A gente não brinca com algo que é muito sério, porque quando se fala em um concurso público, é a vida da pessoa que está diretamente envolvida naquilo, são anos de estudo."
Ulisses reforçou que a seriedade no processo impacta diretamente a credibilidade da própria instituição.
► Resolva as questões da última prova de escrivão da PC SC aqui!
A Polícia Civil de Santa Catarina confirmou que o governador Jorginho Mello autorizou a realização de um novo concurso PC SC, com 300 vagas de agente e escrivão.
O anúncio reforça a informação já antecipada pelo delegado-geral da PC SC, Ulisses Gabriel, em 15 de julho, durante a cerimônia de formatura dos novos policiais civis, que contou com a presença do governador.
De acordo com a corporação, as 300 vagas autorizadas estão distribuídas da seguinte forma:
- 200 para agente de polícia
- 100 para escrivão de polícia
Ambos os cargos exigem nível superior.
Com a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis, que prevê a unificação de cargos, a expectativa é de que os aprovados já ingressem sob a nova nomenclatura de oficial investigador de polícia.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo do concurso é fortalecer a segurança pública e ampliar o serviço investigativo no estado.
→ Baixe agora o eBook “Top Concursos Policiais para 2025” e descubra quais seleções estão previstas, com vagas, cargos e salários detalhados. Garanta sua vantagem competitiva desde já!
