A Polícia Civil de Santa Catarina reforçou, nesta quarta-feira, 6, que um novo concurso PC SC foi autorizado pelo governador Jorginho Mello. O aval será para o provimento de 300 vagas.
Em publicação nas redes sociais, a corporação informou:
A Polícia Civil de Santa Catarina reforçou, nesta quarta-feira, 6, que um novo concurso PC SC foi autorizado pelo governador Jorginho Mello. O aval será para o provimento de 300 vagas.
Em publicação nas redes sociais, a corporação informou:
"O Governador do Estado, Jorginho Mello, aprovou a realização de concurso público para a Polícia Civil!"
A autorização já havia sido antecipada pelo delegado-geral da PC SC, Ulisses Gabriel, no último dia 15 de julho, após a cerimônia de formatura dos novos policiais civis, que contou com a presença do governador.
Na ocasião, o delegado informou que o aval seria para os cargos de agente e escrivão. Agora, a corporação detalhou a distribuição das oportunidades:
Segundo a Polícia Civil, o objetivo do concurso é reforçar a segurança pública e ampliar o serviço investigativo no estado.
A seleção deve ocorrer com agilidade, pois a intenção é que os aprovados sejam nomeados e participem do curso de formação a tempo de iniciar as atividades já em 2026.
Comece sua preparação para o novo concurso PC SC com videoaulas, apostilas digitais, questões e mais. Acesse aqui!
Novo concurso PC SC está autorizado e contará com 300 vagas efetivas
(Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação)
Embora o novo concurso da Polícia Civil de Santa Catarina tenha sido autorizado para os cargos de agente e escrivão, a expectativa é que essas funções sejam oficialmente unificadas antes das nomeações.
A tendência é que os aprovados já ingressem sob a nova nomenclatura de oficial investigador de polícia.
A informação foi confirmada pelo delegado-geral da corporação, Ulisses Gabriel, durante entrevista ao Podcast Prodez Concursos. Na ocasião, ele também comentou sobre os próximos passos para a escolha da banca organizadora e outros detalhes do edital.
A mudança segue as diretrizes da Lei Geral das Polícias Civis, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estabelece um modelo padronizado para a estrutura das corporações estaduais em todo o país.
Segundo a nova legislação, as Polícias Civis deverão ser compostas por três cargos efetivos, todos com exigência de formação superior:
Cada estado deverá adaptar sua legislação para atender ao novo formato estabelecido pela lei federal.
Inicialmente, o governador Jorginho Mello chegou a mencionar a intenção de abrir 500 vagas no concurso. No entanto, o aval oficial confirmou apenas 300 oportunidades, indicando uma redução na previsão inicial.
O último concurso da Polícia Civil de Santa Catarina para os cargos de agente e escrivão ocorreu em 2017, sob organização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).
Na ocasião, foram oferecidas 394 vagas, sendo 200 para agente e 194 para escrivão. A seleção atraiu um total de 57.058 inscritos na ampla concorrência. Apenas para o cargo de agente, foram registradas 29.249 inscrições, o que gerou uma concorrência de 146 candidatos por vaga.
O processo seletivo contou com várias etapas, incluindo provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e curso de formação.
A primeira fase, composta pela prova objetiva, foi aplicada em diversas cidades do estado: Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Lages, Itajaí e Joaçaba.
Essa etapa teve um total de 110 questões, distribuídas da seguinte maneira:
Agente de Polícia Civil
Escrivão