Concurso PC SE: novo decreto confirma nível superior em qualquer área
O governo de Sergipe regulamentou o decreto 40.720/2020, que estabelece nível superior em qualquer área para escrivão e agente.
Autor:
Publicado em:24/11/2020 às 09:51
Atualizado em:24/11/2020 às 09:51
Quem está se preparando para o concurso PC SE já tem uma certeza: o requisito principal dos cargos em disputa será o nível superior em qualquer área. A notícia foi confirmada por meio de um novo decreto regulamentado.
A informação é importante, principalmente para quem ainda pensava que os cargos poderiam exigir curso de graduação em alguma área específica.
Com isso, abre a possibilidade de qualquer pessoa de variados cursos participar, o que aumente ainda mais a concorrência da seleção.
O decreto 40.720/2020 foi publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe desta terça-feira, 24, e regulamentado pelo governo do estado.
Ele dispõe sobre organização e normas gerais de funcionamento da Polícia Civil e sobre carreiras, bem como estabelece as áreas de conhecimento referentes ao requisito da escolaridade para posse nos cargos de agente e escrivão.
É importante destacar que não basta ter o curso de nível superior, o diploma precisa ser obrigatoriamente de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Além disso, autorização também foi anunciada pela própria corporação, por meio de seu Instagram oficial, comemorando a possibilidade de preencher novas vagas após a redução do efetivo.
Até porque, a própria Polícia Civil de Sergipe que confirmou a autorização de forma antecipada. A autorizaçãofoi dada em vídeo pelo secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, e, também, pelo delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro.
Foram confirmadas 60 vagas pelo governo do estado, que serão providas com a seguinte distribuição:
50 para agentes de polícia; e
dez para escrivães de polícia.
Segundo dados do Portal da Transparência, os ganhos são de R$4.500 para as duas funções. A carga horária de trabalho ainda não foi confirmada.
"A pessoa tem que ter uma aptidão e uma vocação. A polícia tem um trabalho totalmente diferenciado", disse o delegado.
O último concurso PC SE ocorreu em 2018, para o cargo de delegado substituto. Naquela época, foram oferecidas dez vagas imediatas. Quem participou foi avaliado através de nove etapas de seleção, sendo realizadas em Aracaju, capital de Sergipe, sendo:
Prova objetiva;
Prova discursiva;
Prova de capacidade física;
Exame psicológico;
Exame toxicológico;
Sindicância da vida pregressa;
Prova oral;
Avaliação de títulos; e
Curso de instrução e preparação técnico-profissional.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!