Concurso PC SE: projeto básico é encaminhado e 4 bancas estão cotadas
Chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública confirma nome das quatro bancas, que são: FCC, Cebraspe, IBFC e FGV.
Autor:
Publicado em:01/12/2020 às 13:03
Atualizado em:01/12/2020 às 13:03
O concurso PC SE deu um passo importante rumo à publicação do edital. O projeto básico da seleção foi encaminhado para as bancas organizadoras e a corporação já confirma o nome de quatro empresas.
Na tarde desta terça-feira, 1º, a Polícia Civil do Sergipe, por meio das redes sociais, divulgou um comunicado anunciando o encaminhamento do projeto básico para as bancas organizadoras.
Além disso, foram confirmados os nomes de quatro bancas que já receberam o projeto básico e estão cotadas para organizar o próximo concurso PC SE, são elas:
Cebraspe
Fundação Carlos Chagas (FCC)
Fundação Getulio Vargas (FGV)
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
De acordo com a corporação, quem confirma os nomes é o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) e membro da comissão organizadora do concurso público, Evandro Machado. Ele, que anteriormente participou do anúncio de autorização do concurso.
Segundo Evandro, o documento que foi encaminhado às empresas contam com orientações sobre como deve ser formulado o concurso da Polícia Civil. Ele funciona como um espelho para que as bancas enviem suas propostas de preço.
“A Sead já encaminhou para as possíveis organizadoras o projeto básico do concurso, que dá a diretriz de como será realizado o certame, quais as fases e a forma de arrecadação. As organizadoras avaliam e encaminham para a Sead”, destacou Evandro.
A previsão é que o processo possa ser concluído dentro dos próximos 30 dias, em tempo ágil, para que o nome da escolhida seja divulgado até o final deste ano.
O projeto básico foi encaminhado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). O próximo passo será avaliar a proposta enviada pelas bancas.
“Já foram convidadas a Fundação Carlos Chagas, Cebraspe, o IBFC, cuja nomenclatura hoje é Ibad, e Fundação Getúlio Vargas. Nós acreditamos que nos próximos dez dias tenhamos as respostas, e que, até o final do ano, também tenhamos a definição da organizadora do concurso”, explicou.
PC SE encaminha projeto básico do concurso para quatro bancas
(Foto: Divulgação)
A autorização também foi anunciada pela própria corporação, por meio de seu Instagram oficial, comemorando a possibilidade de preencher novas vagas após a redução do efetivo.
Isso porque, a própria Polícia Civil de Sergipe que confirmou a autorização de forma antecipada. A autorização foi dada em vídeo pelo secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, e, também, pelo delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro.
Estão confirmadas 60 vagas pelo governo do estado, que serão providas com a seguinte distribuição:
50 para agentes de polícia; e
dez para escrivães de polícia.
Ambas as carreiras exigem nível superior. Segundo dados do Portal da Transparência, os ganhos são de R$4.500 para as duas funções. A carga horária de trabalho ainda não foi confirmada.
"A pessoa tem que ter uma aptidão e uma vocação. A polícia tem um trabalho totalmente diferenciado", disse o delegado.
Último concurso foi realizado em 2018
O último concurso PC SE ocorreu em 2018, mas não contemplou as carreiras em questão. Isso porque a oferta foi apenas para o cargo de delegado substituto.
Naquela época, foram oferecidas dez vagas imediatas. Quem participou foi avaliado através de nove etapas de seleção, sendo realizadas em Aracaju, capital de Sergipe, sendo:
Prova objetiva;
Prova discursiva;
Prova de capacidade física;
Exame psicológico;
Exame toxicológico;
Sindicância da vida pregressa;
Prova oral;
Avaliação de títulos; e
Curso de instrução e preparação técnico-profissional.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!