Com a previsão de divulgação do novo concurso, a Petrobras já projeta também a data de aplicação das provas. Segundo a estatal, a previsão é de que a etapa seja aplicada até o final do primeiro trimestre de 2024, ou seja, até março.
“Quanto às carreiras de nível técnico, a Petrobras está trabalhando em novo edital, com expectativa de ser publicado até o final de 2023. O processo seletivo será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A previsão é que as provas objetivas sejam aplicadas no final do primeiro trimestre de 2024", informou a Petrobras.
O novo concurso Petrobras virá com uma mudança na questão da divisão de vagas. Das 458 vagas previstas, 40% serão destinadas às cotas.
A distribuição das oportunidades será realizada da seguinte forma:
- 20% das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcDs); e
- 20% para as pessoas negras.
A divisão das vagas foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal no mês de setembro.
Na época da aprovação da nova Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, comentou que a medida será um passo para a estatal se tornar referência de inclusão.
“O momento é considerado histórico para o Sistema Petrobras, que dá mais um passo para se tornar referência nesses temas. A aprovação dessa política ratifica a nossa busca incessante por um ambiente diverso, inclusivo e seguro para todas as pessoas”, afirmou Jean Paul Prates.
A BlackNovember do Qconcursos começou! Escolha estudar do jeito certo e seja aprovado com a ajuda de especialistas. ACESSE AQUI!
![](https://atreus-prd.qconcursos.com/articles/images/348d32c6-7673-4762-be05-ff4834a485d5/Petrobras_.jpeg)
Provas do concurso Petrobras serão aplicadas até março de 2024
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Confira os benefícios e salários do concurso Petrobras
Para ingressar nas 458 vagas que serão oferecidas no novo concurso Petrobras, o candidato deve possuir nível médio completo, além dos cursos técnicos que serão especificados no novo edital.
O aprovado fará jus a diversos benefícios, conforme demonstrado no último concurso realizado pela estatal.
De acordo com a seleção lançada em fevereiro deste ano (que também ofereceu oportunidades para cargos de níveis médio/técnico), os ganhos dos aprovados chegaram a R$5.563,90.
Além desses valores, a Petrobras oferece uma série de benefícios aos empregados, como:
- previdência complementar (opcional);
- plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia);
- benefícios educacionais para dependentes, entre outros.
Ainda há chance de prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias além do que estabelece a legislação (120 dias), totalizando até 180 dias.
A Petrobras também disponibiliza salas de apoio à amamentação em diversas unidades e proporciona a redução da jornada de trabalho para lactantes em até duas horas por dia durante o primeiro ano de vida da criança.
A contratação ocorre pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Estatal convocou aprovados nos últimos concursos
Em comunicado publicado no dia 8 de agosto, a Petrobras informou que deu início à convocação de mais 289 aprovados, que estavam no cadastro de reserva do concurso realizado em 2021. Os convocados eram das áreas de:
- Administração;
- Análise de Sistemas - Engenharia de Software;
- Análise de Sistemas - Infraestrutura;
- Análise de Sistemas - Processos de Negócio;
- Ciência de Dados;
- Economia;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia de Processamento; e
- Engenharia de Produção.
Os novos profissionais da Petrobras se somarão aos 1.800 empregados oriundos desse concurso de nível superior e que já ingressaram na companhia.
A estimativa é convocar todo o cadastro de reserva até o fim da data de validade deste concurso, que terminará em maio de 2024.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!