Concurso Petrobras: provas até março de 2024, prevê estatal

Com previsão de edital ainda este ano, as provas do concurso Petrobras serão aplicadas até março de 2024. Veja os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:09/11/2023 às 10:18
Atualizado em:05/12/2023 às 16:44

Previsto para ter seu edital publicado ainda em 2023, o concurso Petrobras será destinado ao provimento de 458 vagas, para cargos de níveis médio/técnico.


A seleção ficará sob organização do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).


Com a previsão de divulgação do novo concurso, a Petrobras já projeta também a data de aplicação das provas. Segundo a estatal, a previsão é de que a etapa seja aplicada até o final do primeiro trimestre de 2024, ou seja, até março.

“Quanto às carreiras de nível técnico, a Petrobras está trabalhando em novo edital, com expectativa de ser publicado até o final de 2023. O processo seletivo será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A previsão é que as provas objetivas sejam aplicadas no final do primeiro trimestre de 2024", informou a Petrobras.

O novo concurso Petrobras virá com uma mudança na questão da divisão de vagas. Das 458 vagas previstas, 40% serão destinadas às cotas.


A distribuição das oportunidades será realizada da seguinte forma:

  • 20% das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcDs); e
  • 20% para as pessoas negras. 

A divisão das vagas foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal no mês de setembro.


Na época da aprovação da nova Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, comentou que a medida será um passo para a estatal se tornar referência de inclusão.

“O momento é considerado histórico para o Sistema Petrobras, que dá mais um passo para se tornar referência nesses temas. A aprovação dessa política ratifica a nossa busca incessante por um ambiente diverso, inclusivo e seguro para todas as pessoas”, afirmou Jean Paul Prates.

A BlackNovember do Qconcursos começou! Escolha estudar do jeito certo e seja aprovado com a ajuda de especialistas. ACESSE AQUI!

Provas do concurso Petrobras serão aplicadas até março de 2024

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Confira os benefícios e salários do concurso Petrobras

Para ingressar nas 458 vagas que serão oferecidas no novo concurso Petrobras, o candidato deve possuir nível médio completo, além dos cursos técnicos que serão especificados no novo edital.


O aprovado fará jus a diversos benefícios, conforme demonstrado no último concurso realizado pela estatal.


De acordo com a seleção lançada em fevereiro deste ano (que também ofereceu oportunidades para cargos de níveis médio/técnico), os ganhos dos aprovados chegaram a R$5.563,90.


Além desses valores, a Petrobras oferece uma série de benefícios aos empregados, como:

  • previdência complementar (opcional);
  • plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia);
  • benefícios educacionais para dependentes, entre outros. 

Ainda há chance de prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias além do que estabelece a legislação (120 dias), totalizando até 180 dias.


A Petrobras também disponibiliza salas de apoio à amamentação em diversas unidades e proporciona a redução da jornada de trabalho para lactantes em até duas horas por dia durante o primeiro ano de vida da criança.


A contratação ocorre pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Estatal convocou aprovados nos últimos concursos

Em comunicado publicado no dia 8 de agosto, a Petrobras informou que deu início à convocação de mais 289 aprovados, que estavam no cadastro de reserva do concurso realizado em 2021. Os convocados eram das áreas de: 

  • Administração;
  • Análise de Sistemas - Engenharia de Software;
  • Análise de Sistemas - Infraestrutura;
  • Análise de Sistemas - Processos de Negócio;
  • Ciência de Dados;
  • Economia;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia de Processamento; e
  • Engenharia de Produção.

Os novos profissionais da Petrobras se somarão aos 1.800 empregados oriundos desse concurso de nível superior e que já ingressaram na companhia. 


A estimativa é convocar todo o cadastro de reserva até o fim da data de validade deste concurso, que terminará em maio de 2024.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!