Concurso PF: ministro confirma pedido para chamar 201 aprovados
Ministro Flávio Dino participa de audiência da Comissão de Segurança Pública e fala sobre pedido de excedentes do concurso PF. Saiba mais!
Política e Concursos
Autor:
Publicado em:09/05/2023 às 15:52
Atualizado em:14/05/2023 às 16:55
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou que foi enviado um pedido de autorização para o chamamento excedentes do concurso PF. No total, foi solciitada a convocação de mais 201 aprovados.
A informação foi confirmada pelo chefe da pasta nesta terça-feira, 9, em audiência pública da Comissão de Segurança Pública (CSP).
Segundo Dino, o pedido foi protocolado no dia 5 de abril e aguarda por um aval da ministra Esther Dweck, responsável pelo Ministério da Gestão e Inovação. A demanda é a seguinte:
O questionamento foi feito pelo senador Izalci Lucas, o qual destacou que há 1.200 aprovados que aguardam convocação para o CFP e cumpriram todas as etapas, podem ser convocados a qualquer momento.
Dino explica que o quantitativo se limitou a 201 aprovados pela questão orçamentária. "O quantitativo de 201 aprovados se refere ao total que conta com previsão orçamentária, eu não posso ultrapassar o orçamento", ratifica o ministro.
Veja a fala de Flávio Dino na íntegra
É importante destacar que a autorização e a chamada desses aprovados precisa acontecer o quanto antes, sobretudo até setembro deste ano. Isso porque o prazo de validade foi prorrogado até 15 de setembro de 2023 e não pode mais ser estendido.
Segundo o deputado federal Aluísio Mendes todos os excedentes do concurso PF serão convocados. O parlamentar oibteve a informação junto ao diretor-geral da corporação, Andrei Augusto Rodrigues.
Em publicação pelas redes sociais, o parlamentar informa que esteve reunido com o chefe da corporação e obteve essa afirmação.
Durante evento realizado em abril, no auditório da Justiça Federal em Mato Grosso, o chefe da corporação falou sobre a prorrogação do concurso público, que já foi publicada oficialmente.
Concurso PF: edital trouxe 1.500 vagas
Publicado em janeiro de 2021, o tão aguardado edital do concurso PF trouxe uma oferta de 1.500 vagas, sendo todas de nível superior. A distribuição pelos cargos foi a seguinte:
As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões.
Novo concurso PF?
Flávio Dino também informou que a realização de novos concursos PF estão na pauta de Lula e podem avançar em breve.
Segundo o chefe da pasta, ainda não há novidades ou data para anunciar novos editais, com poucos meses de governo, mas afirma que: "os dois temas estão a sério na nossa pauta e vamos avançar".