Concurso PF: Informática deverá ter grande peso na prova

Professor dá dicas da disciplina de Informática para o próximo concurso PF, que ainda depende de autorização do Ministério da Economia.

Autor:
Publicado em:17/08/2020 às 19:00
Atualizado em:17/08/2020 às 19:00

Para o especialista, Informática deverá ter novamente um grande peso na próxima prova da Polícia Federal, sobretudo porque a pandemia do novo Coronavírus tornou a tecnologia ainda mais importante no serviço público.

Segundo Franceschini, os candidatos devem tomar como base de preparação o programa anterior, por ser bastante recente, e dar atenção especial aos assuntos mais voltados para internet, redes e segurança da informação.
 

“Além de serem os mais complexos, tais assuntos são muito relacionados às atividades do cargo”, afirmou.

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Sobre a quantidade de questões cobradas no último concurso PF, o professor confessa que foi uma grande surpresa. Isso porque, segundo o especialista, o Cebraspe geralmente cobra, em seleções que organiza, entre seis e dez questões, em média.
 

"Confesso que nessa prova da PF eu fiquei bem surpreso com a quantidade de questões da minha disciplina, pois eu esperava no máximo 15."


+ Por que acreditar na autorização de um novo concurso PRF?
 

Informática se tornou uma disciplina relevante para o serviço público


O professor acredita que no próximo concurso Polícia Federal a alta cobrança da disciplina de Informática pode se repetir. Isso porque, o conhecimento da matéria tem sido reconhecido nos últimos anos.

Maurício Franceschini cita que o conteúdo foi inserido nas matérias específicas do concurso PCDF deste ano. Além disso, a pandemia do novo Coronavírus também contribui, de certa forma, para esse processo, de acordo com o docente.
 

"Acredito que Informática está sendo reconhecida como uma disciplina muito importante, inclusive sendo inserida no conteúdo específico de concursos como o da Polícia Civil-DF. Com a experiência dessa pandemia, na qual muitos órgãos adotaram o home office, acredito que a tecnologia se tornou fundamental ao trabalho e ao serviço público e, por esse motivo, acredito que a disciplina de Informática receberá muita atenção na próxima prova da PF."


+ Concurso PMERJ: comandante revela como funciona o curso de formação
 

Último edital do concurso PF deve ser guia para estudos


Por ter o edital mais recente, o concurso realizado em 2018 deve ser o guia atual para os estudos dos interessados no próximo concurso PF. Para o professor, o programa anterior deve ser mantido sem grandes mudanças.
 

"De fato, a última prova foi bem recente e acredito que não haverá mudanças significativas no conteúdo de informática para a próxima prova da PF."

 

Próximo concurso PF deve contar com muitas questões de Informática (Foto: Pixabay)
Próximo concurso PF deve contar com muitas questões de Informática
(Foto: Pixabay)


Ainda no quesito preparação, Franceschini acredita que o Cebraspe será mantido na organização da seleção. Por isso, os futuros servidores devem focar nas questões elaboradas pela banca.
 

"É muito raro um concurso de um determinado órgão, que há vários anos vem sendo aplicado por uma mesma banca, sofra alteração. Por isso, o candidato deve focar, sim, no Cebraspe como banca do próximo concurso."


+ Concursos na pandemia: saiba como agir com a retomada das provas
 

Quanto ao perfil de cobrança do Cebraspe nas questões de Informática, o professor alerta para as dificuldades que podem ser encontradas durante a sua realização. O nível da prova, segundo Franceschini, é alto. Além disso, a disputa por uma vaga será bastante concorrida.

O fato de também ser um concurso que desperta o interesse do público jovem pode ser mais um indicio para que a preparação seja feira nos mínimos detalhes.
 

"Os candidatos devem levar muito a sério a disciplina de Informática, estudando os mínimos detalhes e se aprofundando o máximo que puderem."


Entre os assuntos que acredita que podem ser mais explorados pela banca no concurso PF, o professor cita os assuntos de Internet, Redes e Segurança da informação. Isso porque estão relacionados às atividades do cargo.

Outro ponto é que esses assuntos trouxeram um nível maior de complexidade na última prova, conforme explica o professor.
 

"A prova também veio recheada de questões que exigiam uma boa base de Informática, trazendo em sua maior parte aquele conteúdo costumeiro da disciplina. No entanto, ela surpreendeu os candidatos com algumas questões bem difíceis, cobrando até tipos de codificações de transmissão de dados. Ou seja, para essa prova, deve-se estudar o conteúdo que é a base da disciplina, pois garantem o maior número de pontos. Mas deve-se também atentar para aqueles tópicos mais técnicos que serão cobrados, pois eles de fato aparecem nas questões e fazem a diferença na classificação do candidato."


+ Concurso Senado: dicas de Direito Penal e Processo Penal
 

Como estudar a disciplina de Informática para o concurso PF?


Alguns caminhos para assimilar o conteúdo estudado podem ser direcionado pelos especialistas das matérias. O estudo da teoria e depois a prática de exercícios é o que indica o professor Maurício Franceschini.

Inclusive, para quem nunca estudou a disciplina, o especialista recomenda o estudo da teoria e depois a realização de exercícios. E ainda pede atenção aos exames anteriores, pois os gabaritos podem conter erros.
 

"Acredito que o candidato deve buscar uma boa base do conhecimento teórico em relação à disciplina e sedimentá-lo com muitos exercícios da banca. Pois assim ele será capaz de identificar até mesmo algumas questões em que o Cebraspe já trouxe gabaritos questionáveis ou até mesmo incorretos, dignos de recurso, mas que se mantiveram inalterados. Com o estudo reverso, esse tipo de postura do candidato é bem mais difícil de ser alcançado, pois ele pode acabar estudando por um gabarito que pode estar errado. Por isso recomendo: estude a teoria primeiro e depois vá para os exercícios."


E se tratando de falhas que podem ser evitadas durante a preparação para as provas do próximo concurso PF, o professor pede que não deixem para estudar a disciplina por último.

Alguns conteúdos não estão diretamente ligados à pratica da Informática no dia a dia. Por isso, é necessário entender alguns tópicos que apresentam tais complexidades. E isso pode demorar um tempo.
 

"Não deixem para estudar Informática por último, pois há inúmeros conteúdos que levam um certo tempo para compreender e assimilar, pelo fato de serem muito técnicos e complexos e não fazerem parte do cotidiano, como é o caso dos protocolos de rede ou as teorias de sistemas de informação e análise de dados. "


Por fim, o professor diz entender que o estudo para o conteúdo de Direito é muito extenso e costuma ser a maior preocupação dos candidatos. No entanto, Informática "também é um universo enorme de conteúdos técnicos que exigem bastante num concurso como o da PF."

O especialista pede a mesma seriedade nos estudos para os conteúdos de Direito para o de Informática. E orienta o início dos estudos o quanto antes e dá mais dicas.
 

"Comece desde já, com base no último edital, pois foi muito recente. Faça resumos, muitos resumos. Não copie apenas, crie o seu próprio resumo daquele conteúdo estudado, pois isso te leva a processar e entender a matéria, ficando muito mais gravado em sua memória. Faça muitos exercícios de Informática da banca. E, por fim, revise o que estudou. Creio que assim os candidatos terão um preparo mais efetivo para esse concurso."