Concurso PM SP 2020: 'primeiro edital pronto', diz chefe de Gestão

O concurso PM SP é tema do Folha Dirigida Entrevista. O chefe de Gestão da Polícia Militar de São Paulo deu detalhes dos editais. Veja!

Autor:
Publicado em:30/09/2020 às 16:50
Atualizado em:30/09/2020 às 16:50

Confira os trechos da entrevista completa

-> Capitão da PM Obrien Pineda

Gostaria de começar dizendo o seguinte: nós temos dois concursos para soldado que estão em andamento. Eles são referentes a autorização que nós tivemos ainda no ano de 2019 para 5.400 cargos, que seriam providos agora nesse ano de 2020. Devido toda questão da pandemia os concursos foram suspensos e por conta dessa suspensão a gente teve que interromper todo o andamento das etapas. Então o concurso número 02/2019, que nós já estamos em fases finais, muita gente pergunta para nós sobre quando vai ser o resultado da investigação social, quando que vai publicar a nomeação.

O que que acontece: antes da pandemia a gente, tinha alguns candidatos que entraram com recursos administrativos e outros candidatos que foram convocados de última hora, e que a gente vai convocar para concluir a etapa de investigação social e análise de documento. Então eu não posso soltar o resultado dos demais enquanto a gente não concluir essas etapas. Além disso, algumas turmas ainda não fizeram a etapa do exame toxicológico, que a gente também deve convocar os candidatos que estão faltando, aí são cerca de 15 turmas que ainda não fizeram esse exame. Então eles vão passar por esse exame, assim que forem retomado os concursos. Eles passaram por esses exames e assim que agente tiver o resultado a gente vai publicar um novo cronograma de quando vai sair esses resultados, quando que a gente vai fazer a classificação do concurso, a homologação e a posse.

Um outro concurso que está em andamento é o concurso 03/2019 que seria para posse no final do ano agora em novembro, mas como ele também foi suspenso, esse já no início das suas etapas, ainda no exame de aptidão física, nós vamos retomar ele praticamente do começo. Então a gente retoma assim que voltar, quando tiver autorização para voltar os concursos este vai ser estabelecido também um novo cronograma. Então os candidatos têm que ficar calmos e tranquilos. Assim que tivermos as informações, tão logo, vamos divulgá-las.

-> Capitão da PM Obrien Pineda

Com relação a autorização que nós tivemos esse ano, cuja posse estava prevista para o ano que vem, a gente vai também ter que replanejar, tendo em vista a suspensão dos concursos, já que o decreto que suspendeu também não permiti abrir novos concursos. Por conta disso, a gente vai também replanejar todo cronograma, assim que a gente tiver uma data de retomada. Então quando falar 'a partir de tal data podem retomar os concursos' aí a gente vai ver a partir daquela data quando que a gente vai projetar e planejar todo cronograma dos concursos.

Se o retorno for quanto antes mais tempo a gente terá para fazer os dois. Agora se por acaso esse retorno se prolongar um pouco mais, corre o risco sim de interferir no planejamento aí a gente vai ter que adequar.

A gente tem um prazo que o concurso dure, um prazo em torno de 16 meses a partir da publicação do edital. E um dos editais já está pronto, a gente tem tudo pronto e estamos aguardando mesmo só a retomada para poder publicá-lo. No entanto, esse dois concursos que falei, que já estão em andamento, 02/19 e 03/19, eles vão acabar, até pelo tempo que falta para concluí-los, eles só vão poder acabar em 2021 mesmo. Então esses concursos vão acabar ocupando esse espaço e os outros concursos que estavam autorizados, a princípio para 2021, eles vão sendo realizados na sequência. Até porque, por conta da Constituição Federal, e das leis, a gente não pode dar posse de um concurso posterior se não tiver concluído o anterior, ele vai ter que entrar na fila.

-> Tenente Bruno Scalco

O Capitão O’Brien acabou comentando sobre as questões dos concursos em andamento, que atualmente encontram-se em suspensão por conta da vigência do decreto. A gente acaba recebendo muito questionamento, muita pergunta dos candidatos participantes, em especial esses, que são sim o público interessado na etapa de análise de documento, aqueles que ainda tem pendência aos exames toxicológicos e os candidatos que estão preocupados com a posse.

É bom deixar aqui bem claro também que o concurso que ainda está na sua fase seletiva, que ainda não terminou, a gente só pode pensar numa situação de posse quando sim tivermos publicado a classificação final, quando o concurso for homologado, quando houver nomeação e por consequência a posse. Então antes de pensar na posse, o que que é importante? 

O candidato deve atentar para as questões que são da fase do processo seletivo, das respectivas etapas para quem ainda participa do processo, como o capitão O’Brien disse: havendo término de fato por impeditivo que é o decreto, esses concursos que estavam em andamento eles vão sim ter a sua continuidade. Mas é importante que o candidato que está pensando no momento de posse pense em que momento ele tá dentro desse concurso.

Haverá um número considerável de convocação em Diário Oficial. Isso já está tudo planejado, estruturado para acontecer de uma determinada forma, e o candidato tem que ficar ligado. Tem que estar de olho nas publicações em Diário Oficial, tem que estar atento para não perder a eventual convocação. Aquele que for ter seu recurso administrativo por vezes deferido, que vai ser reincluído no concurso ou aquele candidato que acha que já veio na investigação social e na análise de documento, e que ele não vai mais fazer o exame toxicológico vai ser sim convocado. Então tem que ficar atento, agora o candidato tem que ter calma, se encontrar dentro do processo e saber e qual etapa está e de qual concurso. Em que momento do concurso e assim que houver a parte de retorno autorizado haverá um número de convocações e esse candidato tem que estar atento para ele não perder eventuais convocações e depois ser um futuro candidato faltoso por uma falta de atenção dele mesmo.

Então sempre gosto muito de frisar que o candidato tem que ter o pé no chão, ser realista. A gente não pode pensar em terminar o concurso, falar de posse... gostaria muito de estar discutindo posse com você, mas infelizmente é o momento que a gente está vivendo hoje por conta da pandemia. Então a gente tem que ser pé no chão, ser realista, se concentrar e tentar dentro de uma certa calma, acompanhando todos os atos, para que a gente não perca nenhuma publicação oficial e aí seja eventualmente prejudicado o candidato por uma falha de atenção dele mesmo.

Como o Capitão O’Brien bem frisou, o edital 02/19, que era o que nós tínhamos uma expectativa para uma eventual posse, se tudo tivesse transcorrido normal, no final do mês de maio, ele tá muito próximo sim da sua fase final. Porém existem etapas do processo seletivo que precisam ser desencadeadas e isso demanda um certo tempo e quem está envolvido dentro desse lapso temporal que vai ser convocado não pode ser prejudicado por uma falta de atenção dele mesmo, ou pelo contrário, às vezes não pela atenção, mas pelo excesso de ansiedade. Porque ele está pensando lá na frente, ele acha que porque parou o concurso ainda não acabou, não publicaram resultados, tem que ficar atento a uma eventual convocação extraordinária para uma entrega complementar de documento, a gente sabe. O mundo, vamos dizer assim, ta voltando, o Brasil pelo menos, e agora falando mais daqui de São Paulo, que está voltando mais a sua normalidade talvez rotina de cartório, pendências de documentação, tenho certeza que esses números de questões que estão vindo, tem candidato às vezes que tem documentação pendente ainda que não entregou na etapa, que às vezes vai ser convocado precisa complementar uma eventual entrega e ele tá com a  cabeça lá na posse e isso é o momento posterior ao término do concurso. É isso que ele tem que entender agora, fica calmo, respira e vamos passo a passo.

-> Capitão da PM Obrien Pineda

Esse momento é o momento que ele (o candidato) tem que aproveitar, agora estamos retornando, alguns cartórios já estão reabrindo para se ele tiver alguma documentação pendente ir atrás né. A gente tem visto aí questões por exemplo com CNH vencida que é requisito do concurso. Venceu a CNH, ele não teve como renovar por causa da pandemia então ele pode aproveitar agora para renovar, regularizar sua situação para também não terminar todo concurso e chegar lá no dia da posse, com requisito de posse e perder a vaga.

Então é bom ele ficar atento a isso aí. Só um outro esclarecimento que eu queria fazer com relação ao edital 03/19 é que eu falei que estamos nas fases iniciais... é bom deixar claro o seguinte: nós adotamos como estratégia até de logística que quando nós fizemos o planejamento do concurso, de convocar primeiramente os candidatos que são de outros estados, então aproximadamente 18 turmas, as 18 primeiras turmas, são candidatos apenas de outros estados e assim que for retomado esse concurso serão eles os primeiros a serem convocados para as etapas.

Nesse ponto é importante frisar que a gente sabe que o candidato hoje por conta da pandemia, questão aérea, de ônibus, enfim até mesmo de carro, para se locomover de outros estados para São Paulo há dificuldade e variedade de casos. Então por isso que a gente fala, precisa aguardar quando vai ser de fato a retomada dos concursos para que a gente possa fazer uma publicação e convocar os candidatos com tempo hábil para que eles possam também se organizar dentro das suas rotinas para poder vim cumprir o concurso, cumprir suas etapas aqui e realizarem seus sonhos.

-> Tenente Bruno Scalco

(sobre o aluno-oficial..)

Ele é um edital já publicado, logo, ele não é um concurso que depende de uma autorização ou alguma coisa nesse sentido, ele é um concurso autorizado que estava em andamento e por conta do decreto ele foi suspenso. Então o concurso ele conta no seu estado momentâneo de suspensão, assim que o decreto o qual nos obriga na suspensão das nossas atividades, e se caía por terra terminar a sua vigência, o concurso vai ser retomado normalmente. Então é óbvio que as cautelas administrativas serão tomadas naquilo que significa a reorganização das datas de prazo de inscrição, prazo para prova. O que que o candidato tem que estar atento é que muito provavelmente o edital o qual ele está vendo sendo hoje publicado no DO que é válido em muita das suas informações será retificado, principalmente nas questões cronológicas que se referem a data de prazo de inscrição, data de prova né.

Essas informações serão atualizados por que elas foram afetadas pelo transcorrer do tempo da suspensão do concurso, mas o que eu tenho aqui para dizer: é um concurso sim que está autorizado, no momento em suspensão, assim que o decreto terminar sua vigência e assim que poderes retomar as suas atividades o primeiro ato que vai ter é a publicação desta retificação de edital dessas novas informações e abertura do prazo de inscrições.

Isso os candidatos podem ficar tranquilos, preparem-se, estudem. Vai estudando, vai se preparando que o concurso vai acontecer, vai treinando que é importante e fez o  certo que é um pouquinho mais exigido em relação ao exame aptidão física para os concursos que de soldado, então prepare-se porque o concurso vai acontecer.

-> Capitão da PM Obrien Pineda

Nós tivemos algumas mudanças,. A primeira novidade é com relação a organizadora do concurso de aluno-oficial. Dessa vez é a Fundação Getulio Vargas (FGV), e queria também deixar claro aqui não é uma coisa que a gente fala assim: hoje eu acordei e não quero Vunesp, nós não vamos contratar a FGV, eu não quero mais FGV eu vou contratar a Cesgranrio, não funciona dessa forma, a gente faz faz todo processo de dispensa de licitação, abre para proposta, aí é feita uma concorrência e aquela organizadora que apresenta a proposta mais vantajosa dentro de todas as regras de licitações é a que acaba vencedora e a quem vai organizar o concurso.

Então nesse caso o concurso do CFO foi  FGV que compriu com todos os requisitos e ela que vai organizar, então essa é a primeira novidade, há uma alteração do tipo de prova pelo estilo da Vunesp, pelo estilo da FGV, da banca que são diferentes né, então mas é uma questão meramente administrativa do ponto de vista legal que a gente cumpriu com os requisitos legais da contratação de uma organizadora terceirizada. Não tem nada haver com: olha eu quero mudar a prova né. Muita gente às vezes acaba pensando dessa forma e não é assim que funciona.

Em segundo lugar a gente teve algumas alterações no teste físico, no exame de aptidão física especialmente no caso do do teste feminino por uma questão de padronização e de vamos assim, atualização do nosso treinamento físico, a gente vai exigir da mulher que faça a barra em isometria, isso aí talvez ele possa falar melhor ele que é formado em educação física possa explicar melhor essa questão aí da barra em isometria para as mulheres.

-> Tenente Bruno Scalco

Então aproveitando para trazer essa explicação um pouco mais detalhada... a gente da PM, os mais diretamente envolvidos, os odiciais que tratam dos planejamentos e gestão dos concursos da PM, quando a gente pensou nessas alterações em especial da parte técnica aí da questão do TAF, nós tomamos os devidos cuidados de promover um vídeo institucional trazendo ao conhecimento dos candidatos essa alteração de segurança, mas o que é mais importante da gente frisar aqui é que essa alteração ela tem umas premissas dentro da execução dos testes físicos e aqui por óbvio acaba afetando mais as candidatas.

Era de comum percepção durante editais antigos, tanto dos antigos concursos de oficiais, uma dificuldade tanto de execução técnica não só por parte do candidato mas como também estrutural no sentido de ter a melhor ferramenta ou a forma mais adequada de promover a avaliação quando se utilizava a questão da flexão dos cotovelos com apoio frontal sobre o solo, no caso das mulheres com apoio do banco sueco com as pernas apoiadas no banco. Era nítido para nós aqui na questão do planejamento, para os avaliadores, para a banca responsável pela avaliação física, que é o nosso centro de treinamento da nossa escola de educação física, que por muita das vezes as candidatas acabavam sim por reprovar naquela etapa, não por não ter um condicionamento físico adequado para realizar aquela habilidade, mas também por desconhecer a técnica de execução do movimento.

E aí quando a gente está pensando em uma proposta de exercício físico bem realizado com um avaliatório isso pesa muito, então muitas vezes nós tínhamos candidatas muito bem capacitadas em termos de condicionamento físico porém devido a uma questão técnica que parece banal, parece simples o exercício mas para quem está na tensão da avaliação, na tensão do processo seletivo acaba se equivocando e não observando detalhes que sim a luz do edital vão conduzir para um processo de eliminação. Então a ideia de promover essa mudança foi sim de facilitar essa técnica avaliativa e fazer com que o candidato tenha menos erros técnicos durante a avaliação uma vez que o teste físico para isometria na barra fixa que é a suspensão da barra, o nosso vídeo institucional mostra um pouco essas imagens e tal, ele é muito mais simples para execução técnica, esse foi o primeiro ponto.

O segundo ponto é a questão de trazer a equiparação entre os sexos durante o processo de avaliação. Então o candidato do CFO masculino ele não era sujeito a aquestão da avaliaçaõ do teste de condicionamento físico para avaliação da força de membros superior por meio de um mesmo teste equivalente. Então o masculino em resumo fazia barra dinâmica e o feminino fazia flexão no solo e aí então entendeu se que pela execução técnica e por um grau de isonomia entre os sexos dos participantes esse processo tinha que ser nivelado e aí por óbvo afim de respeitar as diferenças biológicas entre os participantes eu não posso submeter a candidato do sexo feminino ao mesmo tipo, ao mesmo modelo de avaliação do que o sexo masculino.

Então existem sim formas de avaliação para força do membro superior por meio de exercicio, gestos por uma biomecânica similar. Vamos assim dizer talvez fique um pouco mais simples talvez por gestos motores similares, porém respeitando as devidas diferenças biológicas entre os sexos na medida em que o sexo masculino vai fazer o teste de barra fixa de forma dinâmica de acordo com a prescrição técnica do edital enqaunto o sexo feminino vai fazer a suspensão isometrica na barra.

E aí você pode se perguntar porque não dinâmica? Vão entrar um pouco de questões de fisiologia, de composição corporal, questões de anatomia que cientificamente comprovam que a mulher tem um grau de produção de força menor do que um homem então eu não posso exigir da mesma forma, proporcionalmente a avaliação é idêntica porém os métodos que a gente vai utilizar para avaliar esse grau de força é o que deve respeitar a diferença biológica.

Isso que a gente prescreve na literatura da área de Educação Física e do esporte, a gente tem todo acionamento do pessoal da escola, eu estou aqui na seção de gestão e coordenação, chefe do setor de coordenação tem formação técnica na área, cresci registrado, já exerci a profissão antes de entrar na instituição, então a gente sabe o que estamos fazendo e por fim alinhando as melhores práticas institucionais que outras PMs já vêm fazendo. Não tinha o porque da gente estar desalinhado do processo se a técnica é boa, funciona, dá bons resultados em outras polícias militares e porque não trazer e acoplar em nosso processo seletivo.

Com relação a mudança do TAF ou apostas a todas essas considerações talvez hoje a candidata consiga entender um pouco melhor e não se sinta tão frustrada ou prejudicada, a questão é que mudou a regra e ela vai ter que se adaptar a essa mudança de regra, não é algo insuperável para que ela alcançasse então é possível treinar é possível se preparar, ela tem que entender que tem um prazo para isso acontecer e essa mudança ela aconteceu.

-> Capitão da PM Obrien Pineda

Essa questão é interessante porque a gente também aguarda uma data, a gente adota como premissa para tudo então só vou poder dizer assim: Olha o novo prazo de inscrições do CFO vai abrir em tal data, a partir do momento em que eu tiver certeza de que na data, por exemplo:eu tenho certeza que em primeiro de janeiro a gente retorna s concursos então eu já posso dizer quando a gente vai programar um novo cronograma. Mas isso depende que eu tenha a data que a gente vai poder retomar o concurso a partir daquele momento, então essa data ainda não é certa então a gente aguarda as liberações do aspecto governamental, o decreto ele tem validade até 31 de dezembro então a gente não sabe se tem alguma modificação em relação a isso, se o decreto não for renovado a gente inicia novamente o planejamento para dar continuidade no concurso do contrário se tiver outra deliberação a gente vai seguir as deliberações, mas claro sempre buscando garantir a segurança de saúde dos candidatos dando um prazo razoável para que eles também possam se organizar. Então a gente frente as publicações do diário oficial, a nossa página na internet do concurso que é “curso.policiamiltar.gov.br” a gente tem la informações porque sempre atualiza quando tem alguma novidade e a gente conta também com a imprensa especializada para divulgar sempre que a gente tiver alguma novidade a gente informa aos órgãos de imprensa, a gente passa e pede para ser divulgado para atingir o máximo de pessoas possíveis para que eles possam também se planejar.

-> Capitão da PM Obrien Pineda

Na verdade a gente pretende retomar o concurso o quanto antes então se o decreto for revogado na semana que vem, na semana que vem a gente ja inicia um planejamento como falei garantindo um prazo razoavel para que as pessoas possam tambem se organizar pelo menos manos aí alguns dias para a pessoa se organizar em termos de deslocamento e tudo mais, mas tão logo se o decreto for revogado na proxima semana a gente está com o planejamento preparado para iniciar a partir dali um novo cronograma e dar continuidade a todos os concursos que estão suspensos. 

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas