Concurso PMERJ oficiais: Conselho de Recuperação Fiscal libera edital

Conselho de Supervisão de Regime de Recuperação Fiscal afirma que concurso PMERJ para oficiais não viola a Lei sobre o RRF.

Autor:
Publicado em:26/10/2020 às 09:15
Atualizado em:26/10/2020 às 09:15

concurso PMERJ 2020, com 32 vagas para oficiais, pode ser realizado pelo Estado do Rio de Janeiro. Após pedir explicações ao governo, o Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal liberou a publicação do edital.

Em ofício enviado no último dia 23 ao governador em exercício, Cláudio Castro, o Conselho de Supervisão de Regime de Recuperação Fiscal afirma que:

"Não houve violação ao artigo 8° da Lei Complementar n° 159, de 2017, que dispõe sobre o Regime de Recuperação Fiscal".

Desta forma, o concurso pode ocorrer normalmente. Anteriormente, a equipe do Ministério da Economia pediu esclarecimentos quanto à criação de despesa obrigatória de caráter continuado, em decorrência da autorização para o preenchimento de 32 vagas no quadro de Oficiais da Polícia Militar.

O questionamento teve como base as vedações impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal, principalmente em relação ao bloqueio de cargos e à possível reposição dessas vagas durante o RRF.

Em resposta, a Secretaria de Estado da Casa Civil informou que possui um "saldo total de 90 vagas no quadro de oficiais" da PM (somando vacâncias e aposentadorias).

Em setembro, a comissão do RRF enviou outro questionamento, desta vez em relação a esses cargos vagos na Polícia Militar.

O conselho perguntou se as vacâncias ocorreram somente após 5 de setembro de 2017, ou seja, após a homologação do Plano de Recuperação Fiscal, e pediu detalhes quanto aos desligamentos dos policiais. 

A Casa Civil respondeu que o aval teve como base a data de homologação do Plano de Recuperação Fiscal. Com base nas respostas, o Conselho concluiu no último dia 23, que não houve violação à LC 159, permitindo assim a seleção.

Conselho de Supervisão de Regime de Recuperação Fiscal libera concurso PMERJ (Foto: PMERJ)
Conselho de Supervisão do RFF libera
concurso PMERJ (Foto: PMERJ)

 

Concurso PMERJ terá FGV como banca

Com o aval do Conselho de Supervisão do RFF, os trâmites para a realização do concurso PMERJ 2020 continuam. No momento, a corporação trabalha para oficializar a banca organizadora. 

Como informado por Folha Dirigida, a Fundação Getulio Vargas (FGV) será a responsável pela seleção, com 32 vagas para oficiais.

No momento, a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e a FGV acertam os últimos trâmites burocráticos para a elaboração do contrato entre as partes.

Após essa etapa, caberá à Procuradoria Geral do Estado (PGE) dar o seu parecer. Com o aval, a PMERJ deverá oficializar o nome da organizadora e, posteriormente, realizar a assinatura do contrato. Somente após essa etapa, o edital poderá ser publicado.

Resumo da seleção!

  • Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
  • Cargo: oficial
  • Vagas: 32
  • Requisito: nível superior em Direito e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres). Pode ser cobrada idade de até 35 anos (requisito de 2018).
  • Remuneração: a partir de R$7.605,10
  • Banca: FGV
  • Previsão de edital: até 4 de janeiro de 2021 (seguindo histórico de 2018

Concurso para oficiais terá cinco etapas

Em setembro, Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico do edital. O documento revela as etapas de seleção e confirma alguns dos requisitos, além de trazer as disciplinas a serem cobradas nas provas.

Conforme o projeto, o concurso contará com cinco etapas, sendo elas:

  • 1ª etapa: provas objetivas e discursivas (aos cuidados da banca organizadora);
  • 2ª etapa: exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (realizados pela PMERJ);
  • 3ª etapa: exame psicológico (PMERJ);
  • 4ª etapa: exame de saúde (PMERJ); 
  • 5ª etapa: exame social e documental (PMERJ).

Somente as provas objetivas e discursivas serão realizadas pela banca organizadora.

Neste caso, o projeto revela que a empresa deve se preparar para receber, aproximadamente, 4 mil candidatos, como ocorreu no último concurso para a carreira.

Botão com link para download do edital

Na prova objetiva serão cobradas 80 questões (20 a mais que o último edital), com a seguinte distribuição: Direito Administrativo (15), Constitucional (15), Penal (15), Processual Penal (15), Penal Militar (dez) e Direitos Humanos (dez).

Já a prova discursiva abordará temas de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal.

O exame terá valor máximo de 20 pontos e será composto por quatro questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com até cinco pontos cada.

As provas serão realizadas no mesmo dia, sendo a objetiva das 9h às 13h e a discursiva das 15h às 18h. Os aprovados realizarão as demais etapas.

TAF contará com teste de flexão abdominal, teste de flexão em barra fixa (candidatos do sexo masculino) e teste de isometria na barra fixa (sexo feminino) e corrida de 2.400m.

A carreira de oficial tem o nível superior em Direito como requisito. Além disso, o projeto básico confirma altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

Apesar de não trazer essa informação, é possível que seja necessário ter até 35 anos de idade (na data de publicação do edital), conforme os requisitos da última seleção para oficiais, realizada em 2018.

Saiba tudo sobre o último concurso PMERJ

O último concurso para oficiais da Polícia Militar do Rio é recente, o que favorece os estudos dos futuros servidores. O edital foi publicado em 2018, com 37 vagas para a carreira. 

Para concorrer, era necessário ter curso superior em Direito, até 35 anos de idade (na data de publicação do edital) e altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres).

Na época, a seleção teve o Ibade como organizador e atraiu mais de 4 mil candidatos. A prova objetiva contou com 60 questões, sendo elas:

  • Direito Administrativo (15);
  • Constitucional (15);
  • Penal (15);
  • Processual Penal (dez); e
  • Penal Militar (cinco).

O prazo de validade do concurso foi de 90 dias, após a homologação. Os aprovados foram matriculados no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Já a remuneração inicial foi de R$7.605,10, incluindo os benefícios.