(Reprodução: Diário Oficial)
A assinatura ocorreu na última sexta-feira, 1º, e o prazo de validade do contrato é de um ano.
A agilidade no processo de escolha da nova banca vai ao encontro do projeto básico. No documento, a PMERJ pediu urgência e celeridade no processo licitatório e, por isso, não demorou para homologar a contratação.
O edital com o novo cronograma não tem data para ser divulgado, mas o governador Cláudio Castro informou que isso deve ocorrer em breve.
"O processo seletivo para preencher 2 mil vagas será retomado após a contratação da Fundação Getúlio Vargas, sem prejuízo para os candidatos. O concurso havia sido suspenso em agosto, por conta de falhas de uma outra empresa na aplicação da primeira prova escrita objetiva. Em breve, vamos divulgar o novo calendário de provas. Fique ligado!"
A Polícia Militar do Rio de Janeiro já informou que não haverá reabertura das inscrições, mas não se manifestou em relação à possibilidade de devolução da taxa de inscrição.
Como serão as provas do concurso PMERJ?
Embora a banca tenha mudado, a estrutura das provas foi divulgada no termo de referência e será mantida.
Dessa forma, as informações divulgadas no primeiro edital não sofrerão muitas alterações, com exceção do cronograma.
O projeto básico indicou que as provas terão duração de quatro horas no total.
Na etapa prova objetiva, serão 50 questões, com quatro alternativas cada e apenas uma correta (antes eram cinco alternativas).
A avaliação terá uma escala de zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá dois pontos no total.
As disciplinas da prova objetiva serão:
- Língua Portuguesa;
- Matemática Básica;
- Noções de Direitos Humanos;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
- Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.
A segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
A redação será aplicada em uma data posterior e avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.
Fique por dentro dos concursos!
Edital do concurso PMERJ será republicado e provas serão reaplicadas pela FGV
(Foto: PGE RJ)
Requisitos e salários
O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro tem os seguintes requisitos:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Depois da formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.
Por que o as provas da PMERJ foram anuladas?
As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!
Concurso PMERJ oferece 2 mil vagas de soldados
A Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece 2 mil vagas para soldados. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a seleção deverá ser retomada sem a restrição de gênero.
Agora, homens e mulheres irão concorrer igualmente às 2 mil vagas. O Plenário do STF votou e a retirada da restrição de gênero foi mantida.
A reserva de vagas permanecerá, exceto para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício do cargo de soldado.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!