A Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM) aprovou a escolha da FGV por meio de dispensa de licitação. O documento que confirma o nome da banca foi publicado no Diário Oficial desta sexta, 1º.
Desde a última quarta-feira, 29, já havia um registro de encaminhamento de minuta, porém no processo não constava o nome da organizadora.
Agora, a FGV ficará responsável pela reaplicação das provas do concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro, para o cargo de soldado.
Os exames foram anulados pelo governador Cláudio Castro, após várias irregularidades. O contrato com a antiga banca, o Ibade, já foi rescindido.
Quer ficar por dentro de todos os detalhes acerca desta nova banca? Assista o Redação Folha desta sexta, 1º, AO VIVO, no canal do YouTube.
Concurso PMERJ já tem nova data de prova?
A nova prova ainda não tem data definida e a expectativa é que ela seja reaplicada somente em 2024, tendo em vista a falta de tempo hábil para ocorrer ainda este ano.
A estrutura das provas foi divulgada no termo de referência e será mantida. Portanto, as informações divulgadas no primeiro edital não devem sofrer muitas alterações, com exceção do cronograma.
Conforme indicou o projeto básico, as provas terão duração de quatro horas no total.
A prova objetiva terá 50 questões, com quatro alternativas cada e apenas uma correta. A avaliação terá uma escala de zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá dois pontos no total.
As disciplinas da prova objetiva serão:
Língua Portuguesa;
Matemática Básica;
Noções de Direitos Humanos;
Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.
A segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
A redação será aplicada em uma data posterior e avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.
Concurso da PMERJ para soldado tem nova banca definida e já pode reaplicar provas
(Foto: Agência Brasil)
Por que o as provas da PMERJ foram anuladas?
As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!
Agora, homens e mulheres irão concorrer igualmente às 2 mil vagas.
A reserva de vagas permanecerá, exceto para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício do cargo de soldado.
O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro apresenta os seguintes requisitos:
nível médio completo;
idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento de carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Após a formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.