Concurso PMERJ deve ter novo cronograma este ano, diz secretário

O secretário da PMERJ, coronel Luis Henrique, revelou que o novo cronograma com a data da prova do concurso de soldado deve sair ainda este ano.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/12/2023 às 10:12
Atualizado em:15/12/2023 às 10:30

O secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luís Henrique, informou que a previsão é divulgar o cronograma com a nova data da provas do concurso PMERJ para soldados ainda este ano.


Em entrevista ao Podcast "Fala Guerreiro", o representante da corporação falou a respeito das tratativas e disse:

"Tivemos um problema na primeira etapa da prova, que todos tomaram conhecimento. Adotamos as medidas que entendemos pertinentes e o contrato com a empresa (Ibade) foi revogado. Já temos um novo contrato com a FGV e, provavelmente, até o final desse ano estaremos divulgando as novas datas, o novo cronograma para o concurso (provas) no ano que vem", disse o secretário.

Como não haverá novas inscrições, um dos entraves era a entrega do banco de dados por parte do Ibade, a antiga banca organizadora.


De acordo com o coronel Henrique, os dados já foram entregues à FGV na última terça-feira, 12.


Agora, segundo ele, o próximo passo é a banca se ajustar com as informações e apresentar à corporação o novo cronograma com previsão de provas em 2024. Ele reforça, ainda, que somente quem já estava inscrito poderá realizar as provas novamente.


A entrega do banco de dados aconteceu por meio de processo judicial e foi confirmada pela Folha Dirigida por Qconcursos.


Nova prova do concurso PMERJ terá a mesma estrutura

Agora com a FGV como banca, as provas do concurso PMERJ soldado serão reaplicadas em data oportuna. No entanto, a estrutura não foi alterada e serão cobrados os mesmos assuntos, bem como as etapas se mantém.


Portanto, as informações já divulgadas não sofrerão muitas alterações. O edital que será republicado pela FGV deve trazer como novidades somente o cronograma com as novas datas.


De acordo com dados do projeto básico, as provas terão duração de quatro horas no total.


Na etapa prova objetiva, serão 50 questões, com quatro alternativas cada e apenas uma correta (antes eram cinco alternativas).


A avaliação terá uma escala de zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá dois pontos no total.


As disciplinas da prova objetiva serão:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática Básica;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal. 

Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.


A segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.


A redação será aplicada em uma data posterior e avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.


Fique por dentro dos concursos!


Secretário prevê que novo cronograma do concurso PMERJ seja divulgado ainda este ano

(Foto: Divulgação)


Por que as provas foram anuladas?

Aplicada em 27 de agosto, as provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.


Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.


Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.


Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!

Concurso PMERJ oferece 2 mil vagas de soldados

A Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece 2 mil vagas para soldados. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a seleção deverá ser retomada sem a restrição de gênero.


Agora, homens e mulheres irão concorrer igualmente às 2 mil vagas. O Plenário do STF votou e a retirada da restrição de gênero foi mantida.


A reserva de vagas permanecerá, exceto para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício do cargo de soldado.

Requisitos e salários da PMERJ?

A carreira de soldado da PM do Rio de Janeiro exige que o candidato tenha os seguintes requisitos:

  • nível médio completo;
  • idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
  • altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.

Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).


Depois da formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!