Concurso PMERJ: Witzel anuncia convocação de cerca de 1.800 soldados

O governador Wilson Witzel anunciou a convocação de 1.800 aprovados no concurso PMERJ, sendo 350 mulheres, para início no curso de formação.

Autor:
Publicado em:10/10/2019 às 10:09
Atualizado em:10/10/2019 às 10:09

A chamada de cerca de 1.800 aprovados no concurso PMERJ de 2014 foi anunciada pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, nesta quinta-feira, 10. Desse quantitativo, 350 serão muheres a ocupar o cargo de soldado da Polícia Militar. 

De acordo com vídeo publicado pelo governo, as convocações serão feitas no início de novembro. Os candidatos farão o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). 

"Estamos trabalhando para reforçar a segurança pública com a convocação de 1.800 candidatos aprovados no concurso da PMERJ de 2014. Esse contingente será importante para continuarmos avançando na redução dos índices de criminalidade", destacou Witzel.

À espera de novos concursos PMERJ e da chamada de aprovados, a Polícia Militar do Rio conta com 30 mil soldados a menos que o estipulado em lei. A corporação deveria ter 37.541 profissionais na função, mas apresenta somente 7.380. Os dados são de um levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro.

Para reverter esse panorama, o governador Wilson Witzel promete, desde o início de sua gestão, reforço nas equipes de Segurança Pública. Em janeiro, ele se comprometeu a chamar 3 mil remanescentes do concurso de 2014 para início do curso de formação. 

Cerca de 1.800 aprovados no concurso PMERJ 2014 terão início
no curso de formação (Foto: Governo do Rio)

 

Desde então, apenas duas turmas já foram chamadas. Segundo Witzel, até o final deste ano, 600 policiais militares terão concluído as aulas e serão distribuídos entre os batalhões do estado. 

Com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado, o governo também aumentará as vagas do Regime Adicional de Serviço (RAS) para a Polícia Militar. Ao todo, serão mais 500 postos de trabalho por dia, o que ampliará o policiamento na capital e em cidades da região metropolitana e do interior.

Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida!
+ Sem concursos, PMERJ tem 30 mil soldados a menos que previsto em lei

Governo prevê contratação de 8 mil soldados até 2021

Em setembro, Witzel afirmou que 8 mil soldados serão contratados pelo Estado até 2021. Para o próximo ano, a expectativa do governo é que 4 mil aprovados no concurso PMERJ estejam em formação. Esse é o mesmo número de concursados que serão chamados em 2021, conforme dito pelo governador.

“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.

Para atingir a meta, o governo precisará abrir novas vagas nos próximos três anos. Uma vez que o último concurso PMERJ, realizado em 2014, tem cadastro com somente 3 mil aprovados.

Porém, o governador anunciou que, primeiro, chamará os remanescentes dessa seleção para divulgar um novo edital.

Essas convocações são positivas ao novo concurso de soldados da PMERJ, uma vez que o governo e a própria Polícia Militar já confirmaram que a próxima seleção só será aberta após a chamada de todos os remanescentes de 2014.

+ Concurso PMERJ: ampliação do Segurança Presente prevê mais efetivo

Preparativos do novo concurso PMERJ já começaram

Ao ser questionada por FOLHA DIRIGIDA, a PMERJ disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Em contrapartida, o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, revelou que os estudos de um novo concurso para soldados já começaram.

Em junho, ele fez uma recomendação para que os candidatos continuem estudando, porque um novo edital se aproxima.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

A carreira de soldado tem como pré-requisito o nível médio completo, idade de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No decorrer do curso de formação, os ganhos são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa ao vencimento inicial de R$3.452,55. 

Confira a rotina de trabalho de um soldado da PMERJ: [VIDEO id="9007"]