Concurso Polícia Penal SP terá nova autorização para 1.100 vagas

Está em processo uma nova autorização para o concurso Polícia Penal SP com 1.100 vagas para ambos os sexos. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:15/04/2025 às 17:14
Atualizado em:15/04/2025 às 17:14

O concurso Polícia Penal SP terá uma nova autorização publicada para 1.100 vagas. A informação foi passada com exclusividade pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP SP) à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida nesta terça-feira, 15.


De acordo com a pasta, o aval concedido em 2022 não está mais válido porque contemplava a carreira de agente de segurança penitenciária.


Com a regulamentação da Polícia Penal de São Paulo, concluída em 2024, a carreira mudou e, por isso, será necessária uma nova autorização do concurso.


O processo para o aval já está em andamento. Assim que for publicado em Diário Oficial, a contratação da banca organizadora poderá ser concluída.

"A Polícia Penal do Estado de São Paulo informa que está em processo a autorização para prover 1.100 cargos de Policial Penal. Assim que a autorização for publicada, será feita a contratação da empresa organizadora que realizará o concurso", consta em nota enviada à reportagem.

Polícia Penal de São Paulo prepara novo concurso para mais de mil vagas

(Foto: Divulgação/Governo SP)


Outra informação confirmada é que as 1.100 vagas serão para homens e mulheres, sem a divisão por gênero.


No ano passado, a Secretaria de Administração Penitenciária chegou a falar que as vagas seriam apenas para homens devido a queda da população prisional feminina. Na ocasião, a maior necessidade era para policiais penais homens.


Questionada novamente pela reportagem nesta terça, 15, a SAP SP disse que as 1.100 serão para ambos os sexos, sem distinção.


Comece sua preparação para o concurso Polícia Penal SP com videoaulas, questões, apostilas e mais. Acesse aqui!

Concurso Polícia Penal SP tem escolha da banca em andamento

Desde outubro do ano passado, foi iniciado um novo processo para escolha da banca organizadora do concurso Polícia Penal SP.


Uma nova licitação precisou ser feita porque, a partir da sanção da Lei Complementar nº 1.416/2024, que regulamenta a carreira de policial penal em São Paulo, os requisitos foram modificados e passou a ser exigido o nível superior.


Agora, a carreira de policial penal (antigo agente de segurança penitenciária) tem os seguintes requisitos:

  • ter nacionalidade brasileira;
  • apresentar quitação com o serviço militar e eleitoral;
  • ter conclusão do ensino superior ou equivalente;
  • ter idade mínima de 18 anos e idade máxima de 35 anos para ingresso;
  • ter altura mínima de 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres;
  • ter habilitação para dirigir veículos automotores na categoria “B”; e
  • possuir boa saúde e boa conduta.

Como o próximo concurso já será para carreira de policial penal, com novos requisitos de ingresso, foi preciso atualizar todo o projeto básico e realizar um novo processo para a escolha da banca.


Conforme a lei que regulamenta a carreira, o salário inicial de um policial penal de São Paulo será de R$4.472, podendo ter ainda adicional de insalubridade e bonificação por resultados. O vencimento pode chegar a R$10.002,12, ao final da carreira.


O policial penal exercerá suas atividades em plantões ou em expediente administrativo, conforme a necessidade do serviço, estando sujeito à prestação de serviços em condições precárias de segurança e cumprimento de horário irregular.


O servidor estará sujeito a plantões noturnos e chamadas a qualquer hora. 

FGV já tinha sido contratada para o concurso Penal SP

Em 2023, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada como banca organizadora do concurso público.


Na época, a oferta ainda era destinada ao cargo de agente de segurança penitenciária, com vagas para ambos os sexos, e com o requisito de nível médio.


O contrato com a FGV foi suspenso em maio de 2024, a partir da decisão de só realizar o concurso após a regulamentação da carreira de policial penal.


Agora com a regulamentação concluída e os novos parâmetros do concurso definidos, não há como afirmar se a FGV continuará à frente da seleção ou se uma outra banca será escolhida.

Candidatos serão avaliados por diferentes etapas

A lei que regulamenta a Polícia Penal SP traz quais serão as etapas do concurso, sendo elas:

  • provas ou provas e títulos;
  • prova de aptidão física e aferimento da estatura mínima;
  • prova de aptidão psicológica; e
  • comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada, inclusive mediante investigação social. 

Em julho de 2023, dois editais chegaram a ser publicados pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, com 1.100 vagas. Dias depois, os documentos foram cancelados


A decisão foi tomada porque os editais eram destinados à carreira de agente de segurança penitenciária e não de policial penal.


A SAP SP optou por cancelar o concurso para abrir as vagas já destinadas ao policial penal. Por essa razão, os trâmites só foram retomados em 2024, a partir da regulamentação da nova carreira.


Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação. 

Veja como seriam as provas do concurso cancelado em 2023

No concurso aberto e cancelado em 2023, a prova objetiva seria aplicada nos municípios de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.


Os candidatos teriam que responder a 50 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Matemática: 15 questões; e
  • Conhecimentos Gerais: 15 questões.

Já o exame físico cobraria os seguintes exercícios:

  • barra fixa;
  • resistência abdominal;
  • corrida de 50 metros; e
  • corrida de 12 minutos.

Não há informações se esses parâmetros serão mantidos.