Concurso PPSA: plano de cargos e salários permitirá novo edital

A Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural prevê novo concurso PPSA, após aval do seu plano de cargos e salários.

Autor:
Publicado em:14/07/2020 às 08:55
Atualizado em:14/07/2020 às 08:55

O novo concurso PPSA segue nos planos da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural. Em seu último relatório anual, referente ao ano de 2019, consta a intenção em realizar um processo seletivo público.

Para isso, porém, a empresa está revisando o seu Plano de Cargos e Salários (PCS) e desenvolvendo proposta para a criação do Plano de Funções. Apenas por meio desses projetos, o concurso PPSA poderá ser realizado.

O relatório anual com a previsão do processo seletivo foi publicado na última segunda-feira, 13, no Diário Oficial da União, e revela detalhes sobre a Gestão de Pessoas na PPSA.

De acordo com a empresa, o quadro atual de pessoal previsto em seu Estatuto Social é de até 150 empregados concursados e 53 posições de livre provimento.

No entanto, a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural nunca realizou concurso público e segue, até hoje, com profissionais comissionados e contratados temporários em seu quadro. Para mudar essa realizada, a empresa precisa aprova os planos de Cargos e Salários e de Funções.

Segundo o relatório, ambos os planos deveriam ser encaminhados para a aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) ainda no primeiro semestre deste ano.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a PPSA confirmou que, para a realização de um futuro concurso, é necessário que a companhia aprove o seu Plano de Cargos e Salários. No entanto, os trabalhos estão parados.

"No relatório anual de 2019 consta que a empresa está revisando o Plano com o objetivo de se preparar para um eventual futuro concurso. No entanto, a PPSA não está trabalhando neste momento na elaboração de um concurso público", disse o gerente de Recursos Humanos e Suporte Corporativo, Jorge Henze.

PPSA tem concurso previsto para contratação de efetivos (Foto: Divulgação)
Concurso PPSA está nos planos da empresa (Foto: Divulgação)

 

Desde 2017, a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural deseja realizar o seu concurso para efetivos. Na época, o Plano de Cargos e Salários já estava entre os processos previstos antes da publicação do edital.

"Com o Plano de Cargos aprovado já é mais uma etapa cumprida para se chegar à realização desse concurso", disse Jorge Henze, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA em 2017. 

Concurso PPSA pode ter 150 vagas

Caso o concurso PPSA seja autorizado, a empresa terá que formar uma comissão organizadora, elaborar o projeto básico do edital e dar início à contratação da banca.

Os aprovados serão contratados por meio do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os cargos e remunerações ainda não foram divulgados pela empresa. Esses detalhes dependem da fase operacional da PPSA.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

Saiba tudo sobre o concurso PPSA

  • Órgão: Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural
  • Cargos: a definir
  • Vagas: 150 previstas
  • Requisito: a definir
  • Remuneração: a definir

 [tag_teads]

PPSA ofereceu 225 vagas em 2017

Em 2017, a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural realizou um processo seletivo para a contratação de profissionais temporários. Ao todo, foram oferecidas 15 vagas imediatas e mais 225 para cadastro de reserva.

Os salários variaram de R$5 mil a R$25 mil e as contratações aconteceram conforme o regime celetista. Todas as oportunidades foram para o cargo de assistente.

Para concorrer, era preciso ter nível superior em áreas específicas, fluência na Língua Inglesa e experiência, de três a 15 anos, na área do Petróleo.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, com perguntas de: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. O processo seletivo teve validade de até dois anos.