Concurso Seap-GO: mais de 54 mil inscritos para agente penitenciário
O concurso Seap-GO para a carreira de agente penitenciário atraiu mais de 54 mil candidatos para as 500 vagas oferecidas. Provas este mês!
Autor:
Publicado em:13/11/2019 às 09:45
Atualizado em:13/11/2019 às 09:45
O concurso Seap-GO, com 500 vagas para a carreira de agente penitenciário, será concorrido. De acordo com o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), banca organizadora, mais de 54 mil candidatos estão confirmados na seleção.
Ao todo, foram 54.563 inscrições homologadas. Desta forma, a disputa será de cerca de 109 candidatos por vaga. Conforme o edital, as 500 oportunidades estarão distribuídas por oito regionais, sendo elas:
Goiânia e Aparecida de Goiânia (97 vagas);
Goianésia (62);
Caldas Novas (59);
Rio Verde (71);
Itaberaí (39);
Formosa (63);
Palmeiras (39); e
Luziânia (70).
A maior procura dos candidatos foi para as regiões Metropolitana (Goiânia e Aparecida de Goiânia) e no entorno de Brasília (Luziânia), com 10.482 e 10.026 inscritos, respectivamente. Já a região que despertou menos interesse dos participantes foi Itaberaí, com apenas 3.001 concorrentes.
No site do Iades já é possível conferir as instruções para as provas do concurso Seap-GO. De acordo com o comunicado, as avaliações objetivas e discursivas serão realizadas no dia 24 de novembro, a partir das 14h (horário oficial de Brasília-DF).
Os comprovantes de inscrição, com os locais de prova, já podem ser acessados no site da banca. Os portões serão fechados às 14h, segundo o Iades, para o início das provas.
O organizador recomenda ainda que os candidatos compareçam ao local de prova com antecedência mínima de uma hora, munidos de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.
"Será permitido ao candidato permanecer com alimentos, desde que fora da embalagem, acondicionados em saco de plástico transparente ou porta-objetos de plástico transparente, que deverão ser providenciados pelo candidato, e garrafa de água fabricada de material transparente, incolor e sem rótulo', diz a banca.
O concurso da Secretaria de Administração Prisional de Goiás terá até seis etapas, sendo elas: provas objetiva e discursiva; avaliação médica; exame psicológico; teste físico; e investigação social.
A primeira etapa contará com as provas objetiva e discursiva, no dia 24 de novembro. O exame de múltipla escolha terá 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 Específicas, com a seguinte distribuição:
Conhecimentos Gerais:
Língua Portuguesa (10);
Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica de Goiás (4);
Raciocínio Lógico (3);
Ética no Serviço Público (3).
Conhecimentos Específicos
Direito Constitucional (6);
Direito Administrativo (6);
Direito Penal (8);
Direito Processual Penal (8);
Lei de Execução Penal (8);
Direitos Humanos (4).
Para ser aprovado nesta etapa e ter o exame discursivo corrigido, será preciso obter 50 pontos ou mais, não zerar Língua Portuguesa e ter 50% ou mais de aproveitamento em Conhecimentos Gerais e Específicos.
Os aprovados na parte discursiva serão encaminhados para as demais etapas, que ocorrerão entre os dias 1 e 10 de fevereiro de 2020. A previsão é que o concurso Seap-GO seja homologado no dia 6 de maio. Os ganhos iniciais para a carreira são de R$4.891,25, para jornadas de 40 horas.
As contratações ocorrerão em dois momentos: 250 chamados em setembro de 2020 e mais 250 em setembro de 2021. O prazo de validade do concurso Seap-GO será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Os candidatos nomeados, no seu primeiro ano, deverão frequentar, com aproveitamento mínimo, o curso de formação. Esta etapa será constituída por aulas práticas e teóricas, com duração de, no máximo, um ano.
Durante a realização do curso, todos os candidatos nomeados serão lotados na Gerência de Ensino da DGAP, em Goiânia, independentemente da regional para a qual tenham sido aprovados.