Os recursos contra o resultado preliminar serão aceitos entre os dias 18 e 20 de dezembro, por meio do site do Iades. A previsão é que o resultado final da prova objetiva seja publicado no dia 3 de janeiro de 2020.
As provas do concurso da Secretaria de Administração Prisional de Goiás foram aplicadas no dia 24 de novembro.O exame contou com 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 Específicas, com a seguinte distribuição:
Conhecimentos Gerais:
Língua Portuguesa (10);
Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica de Goiás (4);
Raciocínio Lógico (3);
Ética no Serviço Público (3).
Conhecimentos Específicos
Direito Constitucional (6);
Direito Administrativo (6);
Direito Penal (8);
Direito Processual Penal (8);
Lei de Execução Penal (8);
Direitos Humanos (4).
Para ser aprovado nesta etapa e ter o exame discursivo corrigido, os candidatos precisam ter alcançado, no mínimo, 50 pontos, com 50% ou mais de aproveitamento em Conhecimentos Gerais e Específicos. Além disso, o concorrente não pode ter nota igual a zero em Língua Portuguesa.
O resultado preliminar da prova discursiva está previsto para o dia 10 de janeiro. Os aprovados serão encaminhados para as demais etapas, que ocorrerão entre os dias 1º e 10 de fevereiro de 2020. Os próximos exames serão: avaliação médica; exame psicológico; teste físico; e investigação social.
Concurso Seap-GO oferece 500 vagas
De acordo com o Iades, mais de 54 mil candidatos foram convocados para as provas. Ao todo, o concurso da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária de Goiás oferece 500 oportunidades, que estão distribuídas por oito regionais, sendo elas:
Goiânia e Aparecida de Goiânia (97 vagas);
Goianésia (62);
Caldas Novas (59);
Rio Verde (71);
Itaberaí (39);
Formosa (63);
Palmeiras (39); e
Luziânia (70).
A maior procura dos candidatos foi para as regiões Metropolitana (Goiânia e Aparecida de Goiânia) e no entorno de Brasília (Luziânia), com 10.482 e 10.026 inscritos, respectivamente. Já a região que despertou menos interesse dos participantes foi Itaberaí, com apenas 3.001 concorrentes.
A previsão é que o concurso Seap-GO seja homologado no dia 6 de maio. Os ganhos iniciais para a carreira serão de R$4.891,25, para jornadas de 40 horas.
As contratações ocorrerão em dois momentos: 250 chamados em setembro de 2020 e mais 250 em setembro de 2021. O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Os candidatos nomeados, no seu primeiro ano, deverão frequentar, com aproveitamento mínimo, o curso de formação. Esta etapa será constituída por aulas práticas e teóricas, com duração de, no máximo, um ano.
Durante a realização do curso, todos os candidatos nomeados serão lotados na Gerência de Ensino da DGAP, em Goiânia, independentemente da regional para a qual tenham sido aprovados.