Concurso Seeduc-RJ: Sepe cobra novo edital para professores

Atualmente, o maior déficit de profissionais está localizado nos municípios da Baixada Fluminense e Região Metropolitana

Autor:
Publicado em:03/02/2020 às 22:42
Atualizado em:03/02/2020 às 22:42

Previsto no Plano Plurianual (PPA) desde o ano passado, o concurso para o magistério da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) segue em tramitação, mas ainda não há um mês exato de quando será aberto, de acordo com a assessoria de imprensa da autarquia. 

Procurado pela FOLHA DIRIGIDA, o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Alex Trentino, falou sobre a necessidade imediata da realização do concurso.

“O sindicato acha que é uma necessidade imediata do governo fazer concurso para suprir as carências dos professores que se aposentam e falecem. Enfim, há uma carência enorme em várias disciplinas, já que estamos há sete ou oito anos sem abertura de concurso público. Então, essa seleção é urgente e necessária”.

O dirigente classista revelou, ainda, que o sindicato tem tido diversas audiências com o governo, nas quais essa necessidade tem sido apresentada. A resposta do secretário, no entanto, é de que “no momento, este trâmite precisa da aprovação da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado, devido ao Regime de Recuperação Fiscal”.

Atualmente, o maior déficit de profissionais, segundo o Alex Trentino, está localizado nos municípios da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo) e no Grande Rio (São Gonçalo e Itaboraí).

Ele revelou, ainda, que as disciplinas mais defasadas são Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Química e Física.

Por fim, Trentino afirmou: “Nós defendemos a abertura de concurso para todas as funções escolares, inclusive no magistério. Dentro da rede estadual, há muitos anos não é feito concurso para merendeira. O último concurso que teve para inspetor de alunos, acho que foi em 2011. Merendeira hoje é um cargo quase que extinto, só tem terceirizados. Faltam porteiros e isso é um problema grave no Rio de Janeiro, visto que a questão da segurança é muito grave no estado. Isso é urgente!”.

Sindicato cobra novo concurso para professores
(Foto: Divulgação)

Seeduc-RJ contratará mil psicólogos

Mais de mil psicólogos devem ser contratados pela Seeduc-RJ para atuação em 2020. O governador Wilson Witzel e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, decidiram que a rede de ensino contará com um profissional da área por escola.

As informações foram confirmadas à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa da pasta, em outubro deste ano. Como a Secretaria apresenta 1.222 unidades públicas de ensino, a expectativa é que esse seja o número de vagas abertas.

Hoje, a Seeduc-RJ conta com oito psicólogos para atender todas as escolas estaduais. O objetivo, com as novas contratações, é dar suporte psicológico aos estudantes e profissionais que atuam nos colégios.

"Verificamos a importância e necessidade desses profissionais atuando nas escolas. Esses especialistas atuarão de diversas maneiras. Farão atendimento e acompanhamento de alunos e professores, terão a capacidade de identificar e avaliar casos de depressão e ansiedade e outros. Além disso, também poderão realizar palestras de prevenção nas unidades de ensino", disse o secretário Pedro Fernandes.

Questionada pela reportagem sobre o método de contratação dos psicológicos, a Assessoria de Imprensa da Seeduc-RJ descartou a abertura de concurso para efetivos. Ou seja, pelo regime estatutário.

Seeduc-RJ previa abertura de novo concurso em 2019

No ano passado, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro confirmou à FOLHA DIRIGIDA que o concurso Seeduc-RJ seria aberto. O titular da pasta, Pedro Fernandes, revelou que o edital seria divulgado até o final de 2019. O que não aconteceu.

O objetivo da seleção seria suprir as carências de profissionais que surgiram depois da implementação do Regime de Recuperação Fiscal. Tal medida que foi assinada com a União em setembro de 2017.

A secretaria não chegou a revelar qual seria o número de vagas do concurso. A expectativa era por uma oferta expressiva, tendo em vista que o déficit na rede estadual é de cerca de 2 mil professores. Na última seleção, em 2014, os ganhos dos professores eram de $2.371,25 para jornada de 30 horas.

O governo do Rio de Janeiro também anunciou a contratação de mil psicólogos para atuação na Seeduc-RJ em 2020. Foi decidido que a rede contará com profissional da área por escola. Como a pasta apresenta 1.222 unidades públicas de ensino, a tendência é que esse seja o quantitativo de vagas abertas.

Procurada pela reportagem sobre o método de contratação dos psicológicos, a Assessoria de Imprensa da Seeduc-RJ descartou a abertura de concurso para efetivos. Isto é, pelo regime estatutário.