Concurso Sefaz CE para auditor adjunto é liberado pela PGE
Previsto para o início de 2022, o edital do concurso Sefaz CE, com vagas para auditor adjunto, pode sair ainda este ano, após aval da PGE.
Autor:
Publicado em:16/09/2021 às 12:29
Atualizado em:16/09/2021 às 12:29
O edital do concurso Sefaz CE, com vagas para auditor fiscal adjunto, pode ser publicado ainda este ano. O documento chegou a ser adiado para 2022, mas, com o aval da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o sindicato passou a apoiar a publicação ainda em 2021.
Na última segunda-feira, 13, dirigentes do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) se reuniram com representantes do governo, na sede da PGE, para tratar da realização de concurso público de auditor adjunto.
O encontro contou com a participação do procurador-geral Juvêncio Viana, da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba e da assessora Jurídica da Sefaz, Roberta Pitta.
O Sintaf foi representado pelo diretor de Organização, Carlos Brasil, e pelo diretor de Assuntos Funcionais e Jurídicos, Ivanildo França, além do fazendário José Pinheiro e do assessor jurídico Henrique Oliveira.
Na ocasião, a PGE informou que não há nenhum obstáculo jurídico quanto à realização do concurso em janeiro, nem mesmo em relação à Lei Complementar 173/2020, que veda a realização de novas seleções até o dia 31 de dezembro deste ano.
"Com isso, a Diretoria do Sintaf pleiteou o início dos trâmites para a realização do concurso público com a maior brevidade possível, inclusive com a publicação do edital ainda este ano", disse a categoria.
A celeridade para a realização do concurso ocorre diante do déficit na pasta, considerando que o cargo representa 42,6% do quadro total de servidores ativos da Sefaz.
"Muitos estão próximos do período da aposentadoria. Este grupo de servidores é essencial para a atividade de fiscalização, por isso é fundamental que o concurso seja feito em tempo hábil”, cobrou o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil.
Próximo concurso Sefaz CE já tem banca? Entenda!
Em junho deste ano, representantes do Sintaf CE e da Administração Fazendária se reuniram para debater mais uma vez o concurso Sefaz CE.
Vale lembrar que, no dia 2 de junho, Folha Dirigida trouxe a informação de que o processo de escolha da organizadora estava em andamento, assim como a oferta de vagas prevista no projeto básico: 35 oportunidades para auditor fiscal adjunto.
Apesar da informação sobre o processo de escolha da banca, fontes da Folha Dirigida afirmaram que a banca ainda não teria sido definida.
Estude para o concursos da área Fiscal com a Folha Cursos
Veja como será o concurso para auditor adjunto
Folha Dirigida teve acesso a detalhes do projeto básico do próximo concurso da Secretaria de Fazenda do Ceará. Conforme o documento, estão previstas 35 vagas para o cargo de auditor fiscal adjunto.
A carreira tem o nível superior, em qualquer área, como requisito. Conforme informações passadas à Folha Dirigida, o concurso será composto por provas objetivas, discursivas e de títulos, que serão realizadas na cidade de Fortaleza.
O exame objetivo terá 160 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, enquanto a discursiva terá duas perguntas, com até 20 linhas cada, e um estudo de caso com até 45 linhas.
Somente serão corrigidas as discursivas dos primeiros 105 candidatos aprovados na objetiva. Os habilitados ainda terão seus títulos avaliados.