Concurso Ministério da Fazenda: tratativas internas são iniciadas

Com 40 vagas autorizadas para o seu quadro de pessoal, o Ministério da Fazenda deu início aos preparativos internos. Entenda movimentação!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:22/05/2023 às 14:56
Atualizado em:22/08/2023 às 15:18

O Ministério da Fazenda deu início aos preparativos internos para a realização do próximo concurso público com vagas de auditor federal.


Um despacho foi enviado à Subsecretaria de Orçamento e Administração (SOA) da própria pasta, para que sejam tomadas as providências necessárias.


O documento foi acessado pela reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, com o seguinte texto:

"Encaminha-se para conhecimento e providências que julgar necessárias demanda que trata de realização de concurso público para o provimento de 40 (quarenta) cargos no quadro de pessoal do Ministério da Fazenda (MF)".

Com essa movimentação, a pasta deve dar celeridade ao processo. A expectativa é para que a comissão de servidores possa dar andamento à escolha da banca organizadora.


Por falar em banca, o Ministério da Fazenda já recebeu proposta da Fundação Getulio Vargas (FGV), que é uma das empresas cotadas, mas ainda não confirmada à frente da seleção.


A FGV enviou ao ministério um ofício contendo dados e histórico de organizações da banca, bem como retrospectos positivos, prêmios e destaques que alcançou.


A proposta enviada pela banca, no entanto, não a garante como organizadora. Além disso, é provável que outras organizadoras também enviem ou estejam na disputa pela organização do concurso.

Concurso Ministério da Fazenda será para auditor federal

Aguardado há anos, o concurso para o Ministério da Fazenda será destinado à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado à pasta.


Ao todo, foram autorizadas 40 vagas para a carreira de auditor federal de finanças e controle (AFCC), para quem tem nível superior.


A remuneração inicial da carreira será de R$21.582,80. O valor é composto pelo vencimento básico mais o auxílio-alimentação de R$658 dos servidores da União, reajustado este ano.


Segundo dados divulgados pelo órgão, atualmente, há cerca de 620 cargos vagos que podem ser preenchidos


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Ministério da Fazenda inicia tratativas por novo concurso e já tem banca cotada

(Foto: Divulgação)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Edital STN de auditor sairá até dezembro

Conforme consta na portaria autorizativa, o edital tem prazo limite para ser divulgado até 15 de janeiro de 2024, ou seja, até seis meses.


Entretanto, em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou que os editais autorizados este ano devem ser publicados até dezembro.


Já as provas serão aplicadas dois meses após o lançamento do edital. As nomeações, por sua vez, ocorrerão somente em 2024.

Quando foi o último concurso de auditor federal?

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) não realiza concurso público para a carreira de nível superior há mais de dez anos.


O último, realizado pela extinta Escola de Administração Fazendária (Esaf), ocorreu em 2012, quando a carreira ainda era denominada analista de finanças e controle (AFC).


Em 2016, a nomenclatura foi alterada para auditor federal de finanças e controle (AFCC).


O último edital para efetivos do STN trouxe mais de 200 vagas, com chances para candidatos com deficiência.


As oportunidades foram distribuídas em cinco áreas de conhecimento, sendo elas:

  • Contábil;
  • Desenvolvimento Institucional;
  • Econômico-financeira;
  • Tecnologia da Informação: Governança e Gestão em Tecnologia da Informação; e
  • Tecnologia da Informação: Gestão em Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

A seleção atraiu mais de 21,8 mil inscrições homologadas. A maior parte dos candidatos (10.122) concorreu às vagas de analista da área econômico-financeira.

Etapas de seleção

No concurso anterior de auditor federal da Fazenda, os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas de avaliação, com as seguintes estruturas:

Primeira Etapa

  • Prova 1 - Objetiva de Conhecimentos Gerais
  • Prova 2 - Objetiva de Conhecimentos Específicos para cada Área de Conhecimento
  • Prova 3 - Discursiva para cada Área de Conhecimento

Segunda Etapa

  • Curso de Formação - de caráter apenas eliminatório, ao qual foram submetidos somente os candidatos habilitados e classificados na primeira etapa.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!