Concurso TCE AM: presidente anuncia vagas para procurador e auxiliar
O presidente do TCE AM, Mario de Mello, confirma novo concurso para ingresso em cargos da Procuradoria Geral Jurídica da Corte de Contas
Autor:
Publicado em:30/03/2020 às 10:33
Atualizado em:30/03/2020 às 10:33
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas pretende realizar novo concurso TCE AM com vagas para Procuradoria Geral Jurídica da Corte de Contas. De acordo com o presidente do órgão, conselheiro Mario de Mello, a intenção é publicar o edital ainda este ano.
A oferta será para os cargos de procurador e auxiliar, destinados a profissionais da área de Direito. O anúncio foi feito pelo presidente do tribunal no domingo, 29, durante transmissão ao vivo no Instagram.
O primeiro passo para realização do concurso é o aval para criação da Procuradoria Jurídica no Tribunal de Contas. Para isso, o governador do Amazonas, Wilson Lima, deve encaminhar projeto de lei para alterar a Constituição do Estado.
Hoje, o órgão é representado judicialmente pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). A iniciativa do presidente do tribunal, porém, prevê a criação de uma Procuradoria própria.
“Já conversei com o governador Wilson Lima e ele irá enviar para a Assembleia um projeto para alterar a Constituição do Estado e autorizar a criação da Procuradoria Jurídica no Tribunal de Contas”, explicou o conselheiro Mario de Mello.
A partir da criação da estrutura organizacional poderá ser feito o concurso público. Tal seleção será complementar a anunciada pelo TCE AM para abertura de 150 vagas de auditor técnico de controle externo.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclusive, será a banca organizadora das duas seleções. Isto é, a responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas dos concursos, como provas objetivas.
FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o tribunal para saber se os trâmites dos concursos poderiam ser afetados pela pandemia do Coronavírus. Em nota, a Assessoria de Imprensa disse que:
“As atividades do TCE-AM estão suspensas, por força de portaria, até o dia 3 de abril. A última informação confirmada é de que a banca será da FGV”.
Concurso TCE AM: provas este ano ou no início de 2021
Durante a transmissão ao vivo, o presidente do TCE AM disse que a previsão é que as provas serão realizadas no final deste ano ou no início de 2021. Ele também reafirmou o compromisso de publicar o edital este ano.
“Tenho muita fé em Santa Clara e, se Deus quiser, iremos realizar o concurso ainda este ano. Meu compromisso e meu objetivo é fazer este concurso este ano”, afirmou o conselheiro Mario de Mello.
O presidente ainda revelou que a estimativa é de nomear os aprovados no concurso até o término de sua gestão, em 2021. O tribunal trabalha com a ideia de abrir, pelo menos, 150 vagas na nova seleção.
A demanda total do órgão, atualmente, é superior a 300 servidores. O que pode gerar um bom uso do cadastro de reserva.
“Continue estudando! Nossa expectativa é um concurso para, no mínimo, 150 vagas, mas temos uma demanda de 304 servidores. Além de realizar o concurso, irei nomear todos na minha gestão ainda. Não há força humana que me faça retroceder”, disse.
Vagas do concurso TCE AM serão para nível superior
O concurso para o TCE do Amazonas terá vagas para auditor técnico de controle externo – auditoria governamental. A carreira exige nível superior em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Geologia, Jornalismo, Medicina, Pedagogia, Psicologia ou Odontologia.
Outro cargo contemplado será o de auditor técnico de controle externo – auditoria de obras públicas. O requisito é ter Bacharelado em Arquitetura e Engenharias Ambiental, Elétrica, Eletrônica, de Estrada, Mecânica, Naval, de Pesca, de Petróleo e Gás e de Transportes ou Logísticas.
Haverá também chances para auditor técnico de controle externo – Ministério Público de Contas, preenchidas por bacharéis em Direito. As remunerações atualizadas não foram informadas.
Resumo concurso TCE AM 2020:
Órgão: Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Vagas: pelo menos 150
Cargos: auditor técnico de controle externo, procurador e auxiliar
Requisitos: nível superior
Salários: não informados
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Publicação do edital: 2020
Provas: final de 2020 ou início de 2021
Último concurso TCE AM foi realizado há quatro anos
Os últimos concursos para ingresso de servidores no TCE-AM foram realizados em 2015, 2013 e 2012. O primeiro teve oferta de duas vagas para auditor fiscal, mais cadastro de reserva. O salário, na época, era de R$28.947,54.
Os três concursos tiveram a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. Os inscritos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, com as disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.