Concurso TJ AM tem banca contratada; veja vagas, etapas e mais!
Novo concurso TJ AM para juiz substituto tem banca contratada. Confira informações sobre vagas, etapas de seleção e mais!
Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:06/05/2024 às 17:14
Atualizado em:07/05/2024 às 09:52
O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses) foi contratado como organizador do novo concurso TJ AM para juiz substituto. Com isso, o próximo passo será a conclusão do cronograma para que o edital seja publicado.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao termo de referência do concurso, que funciona como um espelho para o edital. O documento traz informações sobre vagas, estrutura de provas e outros detalhes.
De acordo com o termo de referência, o Tribunal de Justiça do Amazonas disponibilizará 15 vagas imediatas para juiz substituto. Esse foi o quantitativo apurado antes do início do processo de escolha da banca.
É possível que até a publicação do edital o número de cargos vagos aumente. Além disso, o tribunal poderá convocar mais aprovados no cadastro de reserva durante todo o prazo de validade do concurso.
QC on Fire! Tenha acesso a Ilimitada Vitalícia + Mentoria por tempo limitado. Acesse!
TJ do Amazonas contrata banca do novo concurso para magistratura
(Foto: Chico Batata/TJ AM)
Para ingressar na carreira de juiz substituto do TJ AM é preciso estar aprovado no Exame Nacional da Magistratura (Enam) e ter nível superior em Direito, com experiência jurídica de, no mínimo, três anos.
De acordo com dados divulgados pelo próprio Tribunal de Justiça do Amazonas, o aprovado terá remuneração inicial de R$35.845,21.
Candidatos do concurso TJ AM serão avaliados em cinco etapas
O concurso TJ AM será composto por cinco fases, a serem aplicadas na cidade de Manaus. Serão elas:
primeira fase: inscrição e prova objetiva, sendo esta de caráter eliminatório e classificatório;
segunda fase: duas provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
terceira fase: de caráter eliminatório e classificatório, com as seguintes etapas: sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; exame psicotécnico;
quarta fase: prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
quinta fase: avaliação de títulos, de caráter classificatório.
As disciplinas, número de questões e o conteúdo programático que embasará o conteúdo das provas serão detalhados e acordados entre a banca e o tribunal, seguindo a legislação aplicável aos concursos públicos.