Concurso TJ-AM tem 68 mil inscritos para níveis médio e superior
O Tribunal de Justiça do Amazonas divulgou o número de candidatos por cargo do concurso TJ-AM para assistentes e analistas judiciários
Autor:
Publicado em:07/10/2019 às 08:55
Atualizado em:07/10/2019 às 08:55
Mais de 68 mil pessoas se candidataram ao concurso TJ-AM com 160 vagas imediatas. De acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas, ao todo, foram 68.750 inscrições para assistentes e analistas judiciários. Os cargos exigem nível médio e superior, respectivamente.
O destaque foi a carreira de assistente judiciário sem especialidade com 53 mil concorrentes. O pré-requisito foi ter apenas o ensino médio completo. Para as 100 vagas de atuação na capital, Manaus, foram 50.825 inscritos.
Já para as 11 oportunidades das comarcas do interior foram 3.054 participantes. Nas especialidades de analista judiciário, Direito teve o maior número de inscrições: 5.734 para apenas duas chances mais cadastro de reserva.
O concurso TJ-AM tem oferta de 160 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva. Desse quantitativo, 140 são para assistente judiciário, em que a remuneração inicial é de R$4.840.70.
As outras 20 oportunidades são para a carreira de analista judiciário, que exige nível superior na área de interesse. Os vencimentos são de R$9.428,49. Os servidores também recebem auxílio-alimentação e auxílio-saúde.
Na tabela abaixo, confira o número de inscritos por vaga e lotação:
Concurso TJ-AM: provas marcadas para 13 de outubro
As provas objetivas do concurso TJ-AM, de caráter eliminatório e classificatório, estão marcadas para o dia 13 de outubro. Os locais de aplicação já estão disponíveis para consulta pelo site do Cebraspe, banca organizadora.
Para analista judiciário (nível superior), as avaliações serão pela manhã, às 8h, com duração de quatro horas. Por outro lado, para assistente judiciário (nível médio), os exames serão à tarde, às 15h. Eles terão três horas e 30 minutos para completarem as questões.
A organização do concurso recomenda chegar ao local designado com uma hora de antecedência. Será preciso levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original.
Os exames objetivos serão compostos por questões de Conhecimentos Básicos e Específicos. Os candidatos terão que julgar sentenças como ‘certas’ ou ‘erradas’.Segundo o método de avaliação do Cebraspe, uma questão errada anula a pontuação de uma questão certa.
Isto é, conforme o gabarito oficial divulgado pela banca. Para a carreira de assistente judiciário sem especialidade, por exemplo, a distribuição será da seguinte forma:
Conhecimentos Básicos – assistente judiciário:
Língua Portuguesa – 14 questões;
Geografia do Amazonas – 5 questões;
Legislação Institucional e do Poder Judiciário – 10 questões;
Acessibilidade – 5 questões;
Noções de Informática e Processo Digital – 6 questões.