Concurso TJ CE é autorizado para analistas e tem comissão formada
Pleno do Tribunal concede aval para a realização de um novo concurso TJ CE, com vagas para analistas em três especialidades. Saiba mais!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:26/04/2024 às 07:38
Atualizado em:26/04/2024 às 09:06
O concurso TJ CE 2024 está autorizado e já tem encaminhada a sua comissão organizadora. A seleção será destinada ao preenchimento de cargos da carreira de analista judiciário, em três especialidades.
O aval foi concedido pelo Pleno do Tribunal, em Sessão realizada na última quinta-feira, 25. De acordo com a decisão, serão contempladas as áreas de: Contabilidade, Serviço Social e Psicologia.
O quantitativo de vagas ainda não foi revelado. No entanto, sabe-se que a comissão será presidida pela desembargadora Marlucia Bezerra.
A expectativa é para que, nos próximos dias, o TJ CE divulgue a relação completa dos membros.
Além de anunciar o concurso TJ CE para analisas, o Pleno também autorizou a nova seleção para cartórios, no caso de Notas e Registros.
Também está previsto um novo concurso público para magistrados, cuja proposta de realização já foi aprovada em Sessão Plenária passada e deve avançar. No momento, o TJ CE possui mais de 50 cargos vagos para a carreira de juiz.
O Tribunal de Justiça do Ceará tem concurso recente para a carreira de analista judiciário. Em 2022, o órgão ofertou vagas para as seguintes áreas:
analista judiciário - área Judiciária;
analista judiciário/Ciência da Computação - área: Infraestrutura de TI;
analista judiciário/Ciência da Computação - área: Sistemas da Informação; e
oficial de justiça.
Ao todo, foram ofertadas 357 vagas, sendo 51 imediatas e 306 para a formação de um cadastro de reserva.
A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), que recebeu as inscrições e aplicou as provas.
Foram realizadas provas objetivas e discurisivas, sendo esta última um estudo de caso. A estrutura do novo concurso de analista, anunciado pelo Pleno, ainda não foi divulgada, mas deve seguir o exemplo do último edital.
Proposta que cria cargos favorece novo concurso TJ CE
No final do ano passado, o Pleno do tribunal aprovou o envio de uma proposta que criará novos cargos. Portanto, isso favorecerá a realização de novos concursos TJ CE.
Serão criados diversos cargos de juízes, em várias instâncias. No entanto, também há previsão de ampliação no apoio direto no desempenho da atividade-fim (julgamento de processos) e aumento na força de trabalho.
Dessa forma, o texto prevê mais cargos efetivos, nas carreiras de analista judiciário e técnico judiciário.
O objetivo é possibilitar a implementação da primeira fase do plano de ação do Poder Judiciário Estadual, que irá substituir a força de trabalho de servidores cedidos.
Caso seja aprovado, o texto criará 136 cargos, sendo 68 de técnico judiciário e 62 de analista judiciário.
Outros dois cargos de diretor de Secretaria/Gabinete, dois de assistente de Unidade Judiciária – entrância final e dois de assistente de Apoio Judiciário serão criados.
Prepare-se para concursos de tribunais com o Qconcursos. Veja dicas de Língua Portuguesa: