Concurso TJ CE: tribunal confirma áreas e revela próximos passos
O Tribunal de Justiça do Ceará confirmou que o seu novo concurso TJ CE terá mais cargos, incluindo chances para o nível médio. Confira os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:03/10/2024 às 18:50
Atualizado em:04/10/2024 às 08:35
Boa notícia para os candidatos que aguardam pelo concurso TJ CE da área de Apoio. O Tribunal de Justiça do Ceará confirmou o aumento no número de cargos, além de detalhar os próximos passos.
Em nota, o TJ CE reforçou que as novas vagas serão para as áreas Judiciárias, Engenharia Civil e de Tecnologia da Informação (TI).
A novidade foi anunciada na última terça-feira, 1º, por meio da publicação de uma portaria no Diário Oficial. O documento alterou a composição da comissão do concurso e trouxe a previsão de novos cargos.
No caso das áreas Judiciárias, serão contemplados os cargos de técnico e analista, cujas exigências são o níveis médio e superior, respectivamente.
"A ampliação das áreas contempladas está alinhada ao compromisso da atual gestão de continuar incrementando a força de trabalho do Judiciário estadual", disse o órgão.
O tribunal também ratificou que novos editais estão previstos e devem sair ainda este ano. Neste caso, serão oferecidas oportunidades para juízes e cartórios.
Além das novas oportunidades, o TJ CE já tinha confirmado que teria oferta de vagas para o cargo de analista, nas áreas de Psicologia, Assistência Social e Contabilidade.
O quantitativo de vagas de cada cargo ainda não foi confirmado.
Concurso TJ CE: veja qual é o próximo passo
De acordo com o tribunal, os próximos passos serão a definição da oferta de vagas e a contratação da banca organizadora.
Esses detalhes serão definidos pela comissão do concurso, que é presidida pela desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra.
De acordo com o tribunal, somente após assinar o contrato com a banca é que será possível confirmar a data de publicação do edital.
Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!
Novo concurso do TJ CE terá oferta para níveis médio e superior
(Foto: Divulgação)
É importante destacar que, para o cargo de técnico de nível médio, o último concurso do TJ CE tem validade até agosto de 2025, com possibilidade de prorrogação.
Outra novidade é que a diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus CE) esteve reunida com o titular da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Felipe Mourão, na última terça-feira, 1º de outubro.
Na ocasião, foi discutida a prorrogação do prazo de validade do concurso em vigor para oficiais de justiça, que expira no próximo mês de novembro.
O sindicato foi informado de que a prorrogação do concurso por mais dois anos deverá ser submetida à votação na próxima sessão do Órgão Especial, e a expectativa é de que seja aprovada.
No último dia 20 de setembro, a atual gestão do TJ CE nomeou 469 servidores efetivos, entre os cargos de oficiais de Justiça, analistas e técnicos judiciários.
O projeto contempla a criação de diversas vagas para juízes em diferentes instâncias. Além disso, busca reforçar o suporte direto às atividades essenciais, como o julgamento de processos, e expandir as equipes de trabalho.
Com isso, o plano também prevê o aumento de posições efetivas nas carreiras de analista judiciário e técnico judiciário.
A proposta tem como objetivo a execução da primeira fase do plano de ação do Poder Judiciário Estadual, que prevê a substituição de servidores cedidos.
Se aprovada, a medida criará 136 novos cargos, sendo 68 para técnicos judiciários e 62 para analistas judiciários.
Além disso, a proposta inclui a criação de dois cargos de diretor de Secretaria/Gabinete, dois de assistente de Unidade Judiciária da entrância final e dois de assistente de Apoio Judiciário.
Veja como foi o último concurso TJ CE para técnicos
O concurso mais recente do TJ CE foi realizado em 2023 e tem validade até 2025, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.
Com a expectativa de um novo edital em breve, é provável que a validade da seleção atual não seja estendida.
Na última edição, foram oferecidas 50 vagas imediatas para o cargo de técnico judiciário, divididas em duas áreas:
35 vagas para a área Administrativa;
15 vagas para a área Judiciária.
Para participar, os candidatos precisavam ter ensino médio completo. A remuneração oferecida era de R$5.633,84, com carga horária de 40 horas semanais.