Concurso TJ RJ cancela provas para juiz devido ao Coronavírus

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro cancelou a primeira prova escrita do concurso para juiz como prevenção ao Coronavírus.

Autor:
Publicado em:14/03/2020 às 09:15
Atualizado em:14/03/2020 às 09:15

O concurso TJ RJ para o cargo de juiz substituto cancelou as provas escritas que seriam aplicadas no próximo domingo, dia 22 de março. O documento saiu no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Rio de Janeiro de sexta-feira, 13. 

A decisão foi tomada para seguir as medidas protetivas contra o avanço do Coronavírus (covid-19). Em breve, uma nova data para a realização dos exames será divulgada.

Essa etapa da seleção é destinada apenas aos aprovados na primeira etapa, que foi composta prova objetiva. A relação desses classificados para as provas escritas já foi divulgada, seguindo o modo de concorrência, por meio do site da Fundação Vunesp, organizadora. 
 

Concurso TJ RJ: confira como será a prova escrita

A segunda etapa do concurso para juiz substituto será dividida em duas partes.

Na primeira, com a nova data a ser divulgada, serão cobradas 25 questões de Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, além de algumas disciplinas listadas no conteúdo programático.

Já a segunda parte será composta por duas provas prática de sentença, sendo uma de natureza cível e outra de natureza penal.

A previsão de realização era para os dias 9 e 10 de maio, mas a tendência é que essas datas também sejam adiadas. 

Ainda haverá outras três etapas, que acontecerão da seguinte maneira: 

  • terceira etapa: inscrição definitiva, avaliação física dos candidatos com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social;
  • quarta etapa: uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • quinta etapa: avaliação de títulos, de caráter classificatório.
     

     

TJ RJ aplicou provas objetivas no final de 2019

A prova objetiva do concurso TJ-RJ, com caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas em 15 de dezembro. Ao todo, foram cobradas 80 questões de múltipla escolha, distribuídas em três blocos:

  • Bloco I: Direito Civil, Direito Processual Civil, Organização Judiciária, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente; Direitos Difusos e Coletivos.
  • Bloco II: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral.
  • Bloco III: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.
     
Concurso TJ RJ para juiz cancela provas escritas 
(Foto: Diego Santos)

 

Concurso TJ RJ tem ganhos iniciais de R$30 mil

O concurso TJ RJ teve edital publicado em dezembro de 2019, trazendo uma oferta de 50 vagas para ingresso na Magistratura de Carreira, com provimento imediato.

Para se inscrever foi necessário ter até 65 anos e ser bacharel em Direito há, no mínimo, três anos.

Os interessados também precisaram ter três anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da conclusão do curso de Direito.

A remuneração inicial é de R$30.404,42. Das 50 vagas, três são reservadas para candidatos com deficiência e dez para negros.
 

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas