Concurso Unificado: coordenador fala de provas, recursos e mais

Em entrevista exclusiva, coordenador-geral de Logística do CNU detalha protocolos de segurança para as provas, recursos e outros tópicos. Veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/04/2024 às 16:00
Atualizado em:26/04/2024 às 11:56

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), ou Enem dos Concursos, serão realizadas no dia 5 maio em 228 cidades brasileiras. Mais de 2 milhões de inscritos estão convocados para a etapa.


Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, o coordenador-geral de Logística do CNU, Alexandre Retamal, explicou os procedimentos de segurança adotados para a aplicação em todo o país.


Segundo ele, existe uma cooperação entre diversos órgãos de segurança para garantir que as provas ocorram com tranquilidade. Isso inclui desde a elaboração dos cadernos de questões até a correção.

"A própria Fundação Cesgranrio, que é a aplicadora, teve todas as suas instalações vigiadas durante o processo de elaboração de prova e de produção, impressão de prova e na distribuição. A distribuição está sendo feita pelos Correios, que é a mesma distribuidora do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com escolta", disse o coordenador-geral.

As provas serão escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) até os 3.665 locais de aplicação. "Quando as provas chegam nos estados, nos municípios, também tem a escolta da Polícia Militar dos estados", afirmou Retamal. 


Reta final de preparação para o CNU! No dia 26 de abril, o time de professores do Qconcursos fará uma revisão no Madrugadão CNU. Saiba como participar aqui!

Coordenador-geral de Logística garante segurança nas provas do CNU

(Foto: Divulgação/MGI)


Durante a aplicação das provas, será realizada a coleta de digitais dos participantes e também o exame grafológico. O coordenador-geral explicou como será o processo:

"O participante recebe o cartão de resposta. Ele assina o seu próprio nome e escreve a frase de segurança, que é uma frase por onde vai ser feito o exame grafológico também dos aprovados. E a digital vai ser coletada logo no início da prova. Além disso, nós vamos trabalhar com detectores de metal, detectores de ponto eletrônico, para impedir a ação de quadrilhas criminosas".

Candidatos não poderão levar os cadernos de prova

Para aumentar a segurança e evitar possíveis fraudes, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que os candidatos não poderão levar os cadernos de questões, em nenhum dos turnos, nem fazer a anotação do gabarito no cartão de confirmação.


Os cadernos de questões serão disponibilizados na página do concurso às 20h do dia 5 de maio. Já os gabaritos serão publicados no dia 7.

"Nós temos relatórios dos órgãos de Segurança Pública de que tanto uma situação quanto a outra foram utilizadas por pessoas, por organizações criminosas, para fraudar concursos. Então, eu sei que às vezes é diferente, mas olha só, a gente está garantindo, às 20 horas, nós vamos divulgar todos os cadernos de prova em PDF. E, no dia 7, o gabarito", explicou Alexandre Retamal.

De acordo com o coordenador-geral de Logística do concurso, os candidatos poderão entrar com recursos normalmente, de 7 a 8 de maio.

"O que se alega é o seguinte: "eu não vou saber qual resposta eu marquei". Mas o recurso não é contra a resposta que ele (o candidato) deu. O recurso é contra o gabarito da questão que consta no caderno de prova. Porque a resposta que ele deu, seja ela qual for, vai continuar no cartão de resposta, que ele vai ter acesso a partir do dia 3 de junho".

Os cadernos de questões também terão diferentes versões. O conteúdo será o mesmo, a depender do bloco temático, mas as questões serão embaralhadas para cada versão.


O Governo Federal já adota essa estratégia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Locais de prova do Concurso Unificado já estão disponíveis

Os locais de aplicação das provas já estão disponíveis para consulta, pela página oficial do concurso.


O coordenador-geral de Logística recomenda que os candidatos verifiquem seus locais, antes da data para evitar contratempos.

"Conheçam esses locais, se for possível, para evitar aquelas correrias todas que a gente tem no Enem, o pessoal chegando atrasado. Cheguem cedo, façam a prova com tranquilidade e sigam as orientações dos fiscais. Assim vai dar tudo certo", disse.

Os concorrentes devem levar os seguintes itens:

  • o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), disponibilizado nesta quinta, 25 de abril, na página do concurso;
  • o documento de identidade original com foto (será aceito documento digital); e
  • a caneta preta, fabricada em material transparente.
"Se for levar a garrafa d'água, leve uma transparente. Pode levar alimentação, desde que seja em embalagens fechadas", orientou Retamal.

Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, como celular.

"É importante dizer que é para desligar o celular. Porque se o celular tocar durante a prova, o candidato vai ser eliminado, mesmo que ele esteja dentro do envelope lacrado. Porque é com os celulares ligados que as organizações criminosas atuam quando querem usar ponto eletrônico, essas coisas".

Segundo Alexandre Retamal, a força de trabalho estimada para atuação no Concurso Unificado é de 215 mil trabalhadores.


Confira a entrevista na íntegra com o coordenador-geral de Logística do CNU:


Show da Madonna não impacta concurso e provas não serão reaplicadas

No Rio de Janeiro, haverá um mega show da cantora Madonna, na praia de Copacabana, na véspera das provas, no dia 4 de maio. O coordenador-geral informou que isso não atrapalhará o concurso.

"Logo que recebemos essa notícia, nós fizemos contato com a Fundação Cesgranrio e também com a própria prefeitura e pudemos verificar que não vai ter impacto direto na aplicação do concurso. Todos os locais de aplicação vão continuar tendo livre acesso, a mobilidade está garantida. A gente não percebeu que pode haver algum tipo de prejuízo aos candidatos", garantiu Retamal.

O Governo Federal também trabalha para que as provas não seja reaplicadas.


Desde terça-feira, 23, começou a ser feito um monitoramento da situação climática em todas as cidades de prova. Segundo Alexandre Retamal, a previsão é de sol no dia 5 de maio.

"É claro que se acontecer alguma situação grave, esse assunto vai ser levado para a ministra (Esther Dweck) e para uma decisão dentro do governo, mas a nossa expectativa e o nosso trabalho é para que isso não aconteça".

Os editais do concurso, inclusive, preveem a devolução da taxa de inscrição em caso de fatores supervenientes e eventuais, como a falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural ou fenômenos naturais com comprometimento da infraestrutura do local.


Na última prova do concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), candidatos relataram troca de tiros próxima a um dos locais de aplicação, o que levou à interrupção do exame por algumas horas.


O coordenador-geral falou que o Governo Federal está preparado para situações como essa.

"A primeira coisa que a gente tem que fazer é garantir a segurança dos candidatos que estão naquele local. Os candidatos permanecem no local de aplicação até a situação ser resolvida e aquele tempo que demorou será concedido depois. A gente dá mais meia hora, mais uma hora ou o tempo que for necessário para que os candidatos possam voltar a fazer a prova com tranquilidade".

Concurso Unificado terá provas em dois turnos

Os candidatos do Concurso Unificado serão submetidos a provas objetivas e discursivas nos turnos da manhã e da tarde, do dia 5 de maio. Confira os horários:


Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
  • Duração da prova: 2h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
  • Duração da prova: 3h30

No turno da manhã, os inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) deverão responder a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Para o bloco de nível médio (8), os participantes farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.  


No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.


Será eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.

Resumo do Concurso Nacional Unificado

  • Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
  • Situação atual: convocação para as provas
  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Vagas: 6.640
  • Remuneração: até R$23.579,71
  • Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
  • Data da prova objetiva: 5 de maio

Saiba mais e estude para o concurso gratuitamente.

Provas não terão questões de 'decoreba'

Durante a entrevista, o coordenador-geral de Logística do CNU reforçou que o concurso não cobrará 'decoreba' e sim um conhecimento do aluno.

"Leiam as questões com bastante cuidado. O candidato precisa entender o que está escrito lá. A gente quer saber se o candidato sabe mesmo, não se ele decorou", argumentou Retamal.

O coordenador ainda orientou que os concorrentes estudem os eixos temáticos com maior peso para os cargos em disputa.

"Nessa reta final, é muito importante as pessoas procurarem também se acalmar. A gente vê que às vezes as pessoas chegam muito agitadas no dia de prova, aquela correria toda, e isso não é bom pro candidato, né?".

Alexandre Retamal, que é servidor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contou que já passou pelo processo de concurso.

"Um dia também estive nessa posição de fazer uma prova, de fazer um concurso, e me dediquei, estudei, passei, agora já estou completando 19 anos como servidor federal". 

Para todos aqueles que farão as provas no dia 5 de maio, ele deixou a seguinte mensagem:  

"Desejo a todos os candidatos boa sorte, que possam chegar lá e fazer o seu melhor", concluiu.
Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso TRE Unificado - Aula de Direito Constitucional: Sujeitos ativos dos direitos fundamentais

Equipe Qconcursos